sábado, 8 de março de 2025

Mulheres no setor automotivo: veja os desafios e avanços nos últimos anos

Executivas da Phinia abordam a importância da representação feminina e seu impacto nas organizações

O Dia Internacional da Mulher completa 50 anos, marcando avanços e desafios na busca por equidade. Todavia, na indústria automotiva há uma baixa presença feminina em cargos de liderança, o que ainda como obstáculo para as mulheres brasileiras. Portanto, a Revista O Mecânico entrevistou duas executivas da Phinia, que abordaram a importância da representação feminina e seu impacto nas organizações.
Selma Pinto, gerente de recursos humanos, saúde, segurança e meio ambiente da unidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, destaca que a presença feminina na liderança fortalece a diversidade. “Se as empresas tiverem cada vez mais mulheres na liderança, maior será a probabilidade de aumentarmos sua participação em cargos de destaque. Da mesma forma, a presença feminina em posições de evidência, neste segmento, serve de inspiração no momento de decidir pela escolha de uma candidata mulher”.

Atualmente, a executiva gerencia 17 profissionais, sendo nove mulheres, representando 53% da equipe. No setor de RH, as mulheres ocupam 84% dos cargos, enquanto em meio ambiente, saúde e segurança, o percentual é de 30%. Os dados indicam avanços na inclusão feminina, porém, evidenciam lacunas em áreas tradicionalmente masculinas.

Camila Rangel

Por sua vez, Camila Rangel, gerente de supply chain da Phinia, que atua há cinco anos na área, sendo responsável por logística, importação, planejamento de demanda, negociações e desenvolvimento de fornecedores, destaca os avanços nos últimos anos. “O avanço de mulheres em posições de liderança tem crescido, mas ainda existem desafios, como a necessidade de ampliar redes de apoio e incentivar mais representatividade”. Para a executiva, que tem quase 20 anos no setor automotivo, é fundamental criar um ambiente onde talento e competência impulsionem o crescimento profissional.

Rangel ainda ressalta a importância do equilíbrio entre características diferentes dentro das equipes: “As diferenças estão na forma da abordagem e não na competência. Mulheres, muitas vezes, trazem mais colaboração e empatia. Os homens, por sua vez, tendem a ser mais diretos. O equilíbrio dessas características traz criatividade, dinâmica e eficácia para os times”.

Vida profissional vs Vida pessoal

Selma Pinto

A conciliação entre vida profissional e pessoal é outro ponto relevante para que as mulheres ainda não estejam em cargos de liderança, segundo a pesquisa do Gi Group. Camila Rangel reforça a necessidade de apoio nas empresas. Já Selma Pinto lembra que a maternidade foi um momento desafiador e destaca a importância do respeito a essa realidade. Ambas reconhecem que políticas de flexibilização e incentivos corporativos têm ampliado a participação feminina.

Selma Pinto enfatiza a importância de ocupar espaços e compartilhar experiências: “as mulheres precisam aproveitar os espaços e se posicionarem com segurança, sempre que houver oportunidade. Além disso, é muito importante compartilhar histórias de sucesso e superação, enaltecendo que a coragem, dedicação, sensibilidade e força feminina podem romper barreiras”. Para Camila Rangel, “a presença feminina em posições de liderança traz diferentes perspectivas e enriquece a cultura organizacional. Portanto, é importante continuar promovendo iniciativas que incentivem e promovam o crescimento das mulheres no setor automotivo”. Segundo ela, o avanço dessas iniciativas resultará em maior participação feminina no setor.

Em nota, a Phinia informou que oferece trabalho flexível, home office e programas voltados à diversidade. O Women in Leadership, por exemplo, incentiva o desenvolvimento de lideranças femininas, com mentoria de profissionais experientes que compartilham conhecimento e orientam funcionárias.

The post Mulheres no setor automotivo: veja os desafios e avanços nos últimos anos appeared first on Revista O Mecânico.


Mulheres no setor automotivo: veja os desafios e avanços nos últimos anos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário