Uso excessivo do freio, falta de pré-assentamento e excesso de carga são alguns dos motivos que podem prejudicar os discos
Os discos de freio, fabricados em metal, ferro fundido ou aço, são instalados nos cubos de roda e giram junto com eles.
Em contato com as pastilhas de freio, o conjunto é responsável por reduzir a velocidade do veículo e até a parada por completo. Isso ocorre pelo atrito gerado que as pastilhas de freio ocasionam ao pressionar o disco.
O atrito é um fator que gera calor, mas o que de fato faz com que os discos de freio sejam superaquecidos?
“Quando a superfície do disco vai ficando com uma coloração azulada, de azul claro até mais escuro, é um indicador que essa peça de ferro fundido passou por superaquecimento, prejudicando o sistema de frenagem”, informa o coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax, Leandro Leite.
Isto ocorre devido à sobrecarga térmica devido a vários fatores, entre eles, uso excessivo do freio, por exemplo em descidas de serra, não fazer o pré-assentamento da pastilha com o disco, excesso de carga no veículo, material de atrito de baixa qualidade, pinça com êmbolo engripado e ineficiência do freio traseiro.
Quando o freio traseiro está inoperante ou funcionando parcialmente acaba sobrecarregando o dianteiro, por isso, a verificação tanto dos freios dianteiros como traseiros são fundamentais.
“Todos estes fatores levam a sobrecarga térmica e fazem com que a superfície do disco fique azulada e o maior problema é que pode levar a deformações do componente”, adverte.
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