Ronaldo Lipari assumiu o novo cargo na empresa no começo deste ano e já conversou sobre estratégias comerciais, mercado OEM, entre outros temas
por Felipe Salomão fotos Phinia/Divulgação
No começo deste ano, a Phinia, que é dona das marcas Delphi e Delco, anunciou Ronaldo Lipari como Diretor Geral de Vendas para Aftermarket da América do Sul. O executivo é formado em engenharia mecânica pela Universidade Paulista (UNIP) e tem MBA em vendas e marketing pela FGV, além de mais de 30 anos de experiência. Ele está na organização há 24 anos.
A Revista O Mecânico conversou em primeira mão com o executivo, que abordou diversos assuntos, entre eles a evolução do mercado de reposição: “Nos últimos anos, o mercado de reposição vem crescendo ano a ano e passando por grandes transformações. A abertura de novos canais, como o e-commerce, é um exemplo da mudança de comportamento do mercado. Além disso, o setor exige maior qualidade e busca por soluções mais sustentáveis. O mercado está mais dinâmico, e as empresas precisam se adaptar a essa evolução”, disse Lipari. Nas próximas páginas, veja todas as respostas de Ronaldo Lipari na íntegra.
O Mecânico: Quais são as principais estratégias comerciais que o senhor planeja implementar no novo cargo?
Ronaldo Lipari: A principal estratégia será manter as políticas existentes que trouxeram muito sucesso ao longo dos anos e buscar melhorias nos processos interno e externo visando solidificar ainda mais as parcerias com nossos clientes garantindo um crescimento sólido.
O Mecânico: Em sua opinião, quais são os maiores desafios do mercado de aftermarket na América do Sul e no Brasil?
Ronaldo Lipari: Os principais desafios do mercado de aftermarket na América do Sul e no Brasil incluem a alta competitividade, com muitas empresas oferecendo soluções semelhantes, a concorrência é forte e a logística bastante complexa que varia muito entre regiões. Precisamos de agilidade para adaptar nossa oferta e de parcerias estratégicas para manter eficiência e qualidade. Para superar esses desafios, é fundamental ter uma estratégia flexível que nos permita ajustar rapidamente a oferta de produtos, além de estreitar parcerias locais e regionais para melhorar a eficiência e a experiência do cliente.

O Mecânico: Como o senhor pretende fortalecer a presença das marcas da Phinia no mercado sul-americano e nacional?
Ronaldo Lipari: Para fortalecer a presença das marcas, o primeiro passo será garantir que nossa proposta de valor esteja claramente comunicada para todos os públicos-alvo, utilizando tanto canais tradicionais quanto digitais. Vamos comunicar bem nossos diferenciais: a força e tradição das marcas Delphi e Delco, seu ótimo custo/benefício e o padrão de qualidade OEM (produto original) que oferecemos em todo nosso portfólio. Também investiremos em marketing local, expandiremos a distribuição e fortaleceremos laços com revendedores e distribuidores.
O Mecânico: Quais aprendizados adquiridos ao longo de sua experiência na Delco o senhor pretende aplicar nesta nova função?
Ronaldo Lipari: Ao longo da minha experiência na Delco, aprendi a importância de uma gestão baseada em dados, com foco total no cliente e inovação contínua. Além disso, valorizar e capacitar a equipe faz toda a diferença no sucesso do negócio promovendo uma cultura de colaboração e transparência, que será essencial para o sucesso das estratégias de vendas que implementaremos aqui.
O Mecânico: Como o senhor avalia a evolução do mercado de reposição e OEM nos últimos anos?
Ronaldo Lipari: Nos últimos anos, o mercado de reposição vem crescendo ano a ano e tem passado por grandes transformações, a abertura de novos canais como o e-comerce é um exemplo da mudança de comportamento do mercado, além disso o mercado de reposição está exigindo maior qualidade e a busca por soluções mais sustentáveis. O setor está mais dinâmico, e as empresas precisam se adaptar a essa evolução. O Mercado OEM vem se recuperando ano a ano desde o fim da pandemia e enfrentando muitos desafios para seguir crescendo, além disso a oferta de carros elétricos e híbridos fez com que os consumidores conheçam novas tecnologias e tenham mais opções no momento da compra.
O Mecânico: O que o senhor considera essencial para alcançar resultados sólidos e sustentáveis em
sua gestão?
Ronaldo Lipari: Para alcançar resultados sólidos e sustentáveis, acredito que o mais importante é ter uma estratégia clara, com inovação, excelência operacional e uma equipe forte e motivada. O segredo está em equilibrar agilidade com qualidade e sempre ouvir o cliente.
The post Setor de peças está cada vez mais dinâmico e empresas precisam se adaptar, diz diretor da Phinia appeared first on Revista O Mecânico.
Setor de peças está cada vez mais dinâmico e empresas precisam se adaptar, diz diretor da Phinia Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário