terça-feira, 18 de março de 2025

Como fazer aperto dos componentes do motor 1.6 M16A linha Suzuki Vitara

Seguir as especificações de torque e todos os procedimentos de montagem melhora a durabilidade do motor

Utilizar o torque correto na hora do aperto dos componentes é essencial para garantir uma boa durabilidade do motor. Dessa forma, para auxiliar o mecânico nessa manutenção, a Revista O Mecânico exibe os valores e procedimentos para o motor 1.6 do Suzuki Vitara.

O motor 1.6 que equipa o Vitara é denominado M16A e tem potência de 126 cv e 16,7 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades, além de versões com tração integral. Os valores apresentados de torque das peças são válidos para os veículos vendidos de 2016 a 2019.

Procedimento de aperto

Cabeçote: para o parafuso M8, o torque recomendando é de 25 Nm. Para os parafusos M10, a sequência de aperto é feita em quatro etapas, sempre do parafuso 1 ao 10 conforme a imagem 1. A primeira etapa tem torque de 20 Nm. A segunda é de 40 Nm. Já na terceira e quarta etapas o torque é angular, de 60° em cada.

Mancais do virabrequim: seguindo a imagem 2, os parafusos de 1 a 10 são apertados em duas etapas, a primeira de 30 Nm e depois 60°. Já nos parafusos 11 a 20, o torque aplicado é de 25 Nm.

Mancais de biela: para realizar o aperto dos parafusos dos mancais de biela, é necessário aplicar primeiro 15 Nm, seguido de torque angular de 45° e depois mais 45° para finalizar.

Demais componentes

Mancais dos comandos de válvulas, parafusos da guia da corrente direita, tensionador da corrente de sincronismo, flange do retentor traseiro do motor, roda fônica e porcas e parafusos do cárter: 11 Nm

Tampa frontal do motor e parafuso da guia da corrente esquerda: 25 Nm

Polia do comando de válvulas de admissão: 60 Nm

Parafuso central polia do virabrequim: 150 Nm

Tampa de válvulas: 8 Nm

Coletor de admissão: 28 Nm

Volante do motor: 70 Nm

Bujão do cárter: 35 Nm

Por fim, é sempre recomendado que o mecânico utilize parafusos do cabeçote novos toda vez que é necessário removê-los, devido as deformações plásticas que eles sofrem quando o torque de aperto é aplicado.

Mecânico Pro

 

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