sábado, 8 de março de 2025

Chevrolet S10 Z71: Recalibração de motor e ajustes na suspensão mantém a manutenção simples da picape?

Picape média ganhou recalibração por IA no motor Duramax 2.8 turbodiesel, além de ajustes nos sistemas eletrônicos e de suspensão

texto Vitor Lima   fotos Revista O Mecânico / Dilgação Chevrolet

Com início de sua produção nacional no ano de 1995, a Chevrolet S10 vinha para conquistar o seu lugar no segmento de picapes médias. O curioso é que, ao longo dos anos a picape passou por atualizações, tanto de motor quanto de tecnologia e conforto, completando 30 anos no mercado brasileiro e brigando com suas rivais pela liderança do segmento das médias.

O motor 2.2 litros de 106 cavalos de potência e 19,2 kgfm de torque da primeira geração nacional, dividia espaço com a versão turbodiesel de 2.5 litros de 95 cv após alguns de mercado da picape a gasolina.

Para o ano de 1996, a picape ganhou fôlego novo com o motor Vortec V6 de 4.3L que gerava 180 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. Além das atualizações em motor, a picape também passava por mudanças ao longo desses anos como a adoção da cabine estendida, versão com cabine dupla, tração 4×4 no ano de 1998 e novo motor 2.8 turbodiesel de 132 cv em 2000.

Porém, em 2007 a picape ganhou um motor 2.4 de 147 cv Flex, e só teve uma nova geração a partir de 2012. Mas, como está a linha de 2025 da Chevrolet S10?

A picape dispõe do motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cv e 52 kgfm de torque. O motor é o mesmo utilizado em modelos anteriores da picape, porém, passou por uma recalibração feita por inteligência artificial, o que lhe rendeu ganhos de potência e torque, aliados a uma transmissão automática de 8 marchas.

De acordo com a Chevrolet, o sistema de suspensão e controles eletrônicos de estabilidade e frenagem, também passaram por calibrações para tornar a picape mais confortável durante a condução.

Partindo para a parte de segurança, vale destacar que a picape possui sistema de auxílio a condução de alerta de tráfego cruzado, sistema auxiliar de saída de faixa, frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego.

No interior da S10, o painel de instrumentos é digital com 8 polegadas e, a central multimídia com sistema Mylink de 11 polegadas que permite a conexão dos sistemas Android Auto e Apple Carplay sem fio.

Em 2024 a picape esteve atrás de suas principais concorrentes no acumulado de vendas. A Toyota Hilux comercializou 50.010 unidades e a Ford Ranger atingiu 31.860 unidades vendidas. Para a Chevrolet S10 foram 27.402 unidades, mas será que todo esse pacote é suficiente para conquistar a liderança do segmento das picapes médias?

Agora em 2025, as vendas em janeiro mostraram que a picape continua a brigar pela liderança com suas concorrentes. Para a Toyota vendeu 3.747 unidades da Hilux, a Ford comercializou 2.619 unidades e a Chevrolet chegou a 2.073 unidades vendidas neste início de ano.

A Revista O Mecânico recebeu a Chevrolet S10 Z71, versão que traz detalhes em acabamentos inspirada na picape Colorado americana, com detalhes em preto, emblema Z71 na grade dianteira, rodas de 18 polegadas com detalhes em preto, além de ar-condicionado digital e carregador de celular por indução.

Para analisar as condições de manutenção com a picape média, convidamos Eduardo Henrique da Silva, mecânico na Stuttgart Porsche. A Chevrolet S10 Z71 parte do preço de R$ 299.790.

Por baixo do capô

O mecânico notará que o espaço é amplo entre o eletroventilador (1) e a parte dianteira do motor. Na nova Chevrolet S10 o espaço para substituição da correia de acessórios (2) é amplo, assim como o acesso a componentes como o compressor do ar-condicionado e o alternador (3).

De acordo com Eduardo, esses são pontos positivos para a picape. “Esse espaço é um ponto bem positivo, na versão anterior não tem essa facilidade de acesso”.

O acabamento do eletroventilador é maior, o que pode precisar que o mecânico retire o componente para alguma intervenção mais pesada no motor, porém, nada complicado de se executar.

A caixa do filtro de ar do motor (4) é aparente do lado esquerdo do cofre. Assim como o módulo de injeção (5) que está localizado na parte de trás do cofre, mas em uma posição boa para acesso e protegida em caso de colisões frontais.

Para o sistema de arrefecimento do motor (6), o reservatório do líquido está atrás do da caixa do filtro de ar, e utiliza a mistura de 50% do fluido de arrefecimento DEX-COOL e 50% de água desmineralizada. A Chevrolet indica a substituição do fluido a cada 150 mil km ou 5 anos, o que ocorrer primeiro. A capacidade do sistema é de 9 litros.

No momento da troca de óleo, o mecânico não terá dificuldades com o abastecimento e a substituição do filtro de óleo (7), este que está na parte frontal do motor, localizado abaixo dos dutos de ar do motor. Tanto a troca de óleo quanto o filtro de óleo do motor, devem ser substituídos a cada 20 mil km ou 12 meses para os veículos com Dexos 2 – 5W-30.

Já os veículos que apresentam o lubrificante de motor com classificação API CL-4 SAE 15W-40, deve-se trocar o fluido a cada 10 mil km ou 12 meses. A recomendação de uso severo para os dois lubrificantes é que o período seja considerado na metade do tempo, ou seja, 10 mil km para o Dexos 2 e 5 mil km para o API CL-4. A identificação do fluido está na tampa de abastecimento de óleo do motor.

“Do lado direito, será necessário desmontar alguns componentes para realizar certos serviços. Por exemplo, a descarbonização do coletor exigirá uma desmontagem um pouco mais trabalhosa, precisando também retirar o alternador”, comenta Eduardo.

O mecânico citou que a bomba de alta pressão também é um componente que exigirá a desmontagem de diferentes peças. “A bomba de alta tem um acesso difícil, necessitando a desmontagem do alternador, o compressor do sistema de ar-condicionado. Em alguns casos, se ainda continuar com dificuldade para acessar o componente, será interessante retirar a roda do lado esquerdo do veículo, retirar o motor de partida e assim, facilitar o acesso a bomba. talvez possa ser interessante também a desmontagem do coxim do motor, caso o acesso ainda esteja difícil ao mecânico”.

Eduardo explicou o motivo para manutenção com a bomba de alta. “A utilização do Biodiesel, se tornou um fator que impacta na vida útil do componente. Em alguns casos, a bomba de alta necessitará de manutenção e até a substituição. Isso não ocorre apenas nessa linha, mas em outras montadoras também. O sistema de injeção irá apresentar falhas além do desempenho do motor que fica fora do comum”.

Para a substituição do fluido de freio (8) que deve ocorrer a cada 20 mil km ou 24 meses, o recomendado é a utilização do fluido ACDelco DOT 4 LV. O reservatório fica localizado atrás da bateria de 12V (9), esta que tem 70Ah e 630A de CCA.

As válvulas de serviço do ar-condicionado são posicionadas ao lado esquerdo do veículo. De acordo com o manual, não há período de troca do gás refrigerante R134a, mas é recomendado inspecionar a eficiência do sistema de climatização em todas as inspeções com o veículo. Eduardo gostou do posicionamento das válvulas. “As válvulas do ar-condicionado são de fácil acesso, o que é muito interessante, pois em algumas montadoras o acesso é complicado, necessitando virar a roda do veículo ou retirar algum acabamento”.

Undercar

De acordo com o mecânico, a suspensão da picape (10) não apresentou diferenças para as versões anteriores, apresentando o mesmo conjunto simples. “Mesmo que seja um sistema simples, no momento da manutenção é necessário ter alguns cuidados. Pois, os componentes são pesados e exigem uma certa técnica”, alerta Eduardo.

A caixa de direção (11) chamou atenção de Eduardo. “A caixa de direção está muito fácil para manutenção. Desmontando a chapa protetora o acesso é praticamente total a caixa de direção, o que é um ponto muito positivo”.

O sistema de frenagem não é diferente do praticado pelas picapes médias no mercado. Para os freios dianteiros é utilizado discos ventilados (12) e freio a tambor na traseira.

Referente a caixa de transmissão (13), a Chevrolet S10 Z71 utiliza o sistema de transmissão automática de 8 marchas, com função de trocas manuais de 6 marchas. “Nesse sistema utilizado não utiliza vareta para verificação de nível. Nesta caixa, há apenas um bujão que é utiliza para conferir o nível de óleo da transmissão. Para efetuar a substituição do lubrificante sem o bujão de escoamento do óleo, é necessário retirar os dois dutos conectados na lateral da caixa de transmissão que vão para o radiador, efetuar a sangria e utilizar o novo fluido”, explica Eduardo.

A Chevrolet recomenda em manual a substituição do óleo de transmissão apenas sob condições severas de uso, o período de troca é cada 80 mil km. Porém, a inspeção do nível deve ser feita a cada 10 mil km ou 12 meses, prazo conjunto com a substituição do óleo de motor. A inspeção do nível de fluidos também tem objetivo de verificar se há vazamentos na caixa. O lubrificante utilizado é o Dexron VI, e a caixa de transmissão automática possui capacidade para 10,6 litros.

Para caixa de transferência 4×4 (14), existem dois bujões, um para inspeção do nível de óleo e o outro para drenagem. A caixa utiliza o fluido Dexron VI e tem capacidade para 1,5 litros. É recomendado a substituição do lubrificante a cada 80 mil km, ou três anos, o que ocorrer primeiro, desde que o sistema 4×4 seja utilizado com frequência, de acordo com o manual.

Junto ao chassi, há uma base onde está localizado o filtro duplo de diesel (15). Em manual, há recomendação para drenar o filtro de diesel de resíduos de água quando o painel de instrumentos apresentar a seguinte mensagem “Água no combustível – contate reparos” ou sempre que houver a substituição do óleo de motor. Já a substituição do filtro de combustível deve ocorrer a cada 30 mil km, ou 24 meses, o que ocorrer primeiro.

Em questão do sistema de suspensão traseiro (16), o mecânico não terá nenhuma novidade com a S10 Z71. De acordo com Eduardo, o sistema é o mesmo utilizado nos modelos anteriores da linha S10.

Para o diferencial traseiro, assim como no dianteiro, é recomendado a substituição do lubrificante a cada 120 mil km, sem período estipulado. Ambos utilizam o lubrificante ACDelco com viscosidade SAE 75W-90, porém, as capacidades são diferentes, sendo 2,3 litros para o diferencial traseiro e 0,9L para o dianteiro.

Ao final da análise, Eduardo gostou da manutenção em geral da Chevrolet S10 Z71. “A manutenção é tranquila, tudo tem acesso fácil. A plataforma é a mesma já utilizada, com pequenos detalhes no conjunto do powertrain, principalmente na parte da transmissão que é nova com 8 marchas, mas é tranquilo para efetuar os serviços na picape”.

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