terça-feira, 26 de março de 2024

Flushing pode prejudicar motores de três cilindros com correia banhada em óleo: entenda

Produto também pode agredir outros componentes do conjunto motriz

A técnica Flushing consiste em utilizar produtos para fazer uma limpeza química do sistema de lubrificação do motor. Com isso, é esperado eliminar acúmulo de resíduos de óleo oxidado, popularmente conhecido como borra. Geralmente, para fazer isso são utilizados solventes com teor alto de aditivos detergentes, que dissolve as impurezas de dentro do propulsor. Contudo, essa técnica pode prejudicar motores de três cilindros com correia banhada em óleo.

“Essas correias são muito sensíveis ao contato de produtos químicos. Portanto, se esses produtos de Flushing não forem homologados pela montadora, o proprietário do veículo corre um risco em deteriorar a correia em um curto espaço de tempo. Por isso, é recomendado fazer uma consulta ao fabricante do veículo antes de fazer esse procedimento”, ressaltou o Consultor Técnico da Revista O Mecânico, Fernando Landulfo.

 

Além da correia banhada em óleo, a técnica de Flushing pode prejudicar outras peças do motor, uma vez que resíduos de borra podem parar nas válvulas de admissão e escape. Portanto, entupindo os cilindros, dutos e galerias internas do conjunto motriz, levando ao travamento do propulsor com anéis, bronzinas e camisas dos pistões danificadas por acúmulo de resíduos de óleo oxidado não dissolvidos.

The post Flushing pode prejudicar motores de três cilindros com correia banhada em óleo: entenda appeared first on Revista O Mecânico.


Flushing pode prejudicar motores de três cilindros com correia banhada em óleo: entenda Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário