quarta-feira, 13 de março de 2024

Volkswagen anuncia produçao de ônibus elétricos ainda este ano no Brasil

Volkswagen anuncia produção de ônibus elétricos ainda este ano no Brasil - Foto: Roberto Marinho
Volkswagen anuncia produção de ônibus elétricos ainda este ano no Brasil – Foto: Roberto Marinho

 

e-Volkbus está em exposição pela primeira vez em fórum de eletromobilidade no Rio de Janeiro

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de confirmar que dará início à produção de seu ônibus elétrico ainda em 2024. O modelo chamado e-Volksbus está em desenvolvimento no centro mundial de engenharia da VWCO, em Resende (RJ).

O e-Volkbus têm tecnologias e componentes compartilhados do e-Delivery, primeiro caminhão totalmente elétrico feito no Brasil. inclusive, têm tecnologias e componentes compartilhados para fazer frente às condições severas de operação no país.

Essa confirmação ocorre no fórum “RJ Eletromobilidade – Nova Matriz Energética e o Futuro do Transportes Rodoviário por Ônibus no Estado do Rio de Janeiro”, organizado pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram). O encontro ocorre nos dias 12 e 13 de março, das 9h às 17h, no Estádio de Remo da Lagoa, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

e-Volkbus - Foto: Roberto Marinho
e-Volkbus – Foto: Roberto Marinho

 

Os primeiros testes com o e-Volkbus ocorreu em maio do ano passado em linha com as tendências que despontam no cenário automotivo para o transporte de passageiros. O modelo apresentado no evento tem capacidade de 22 toneladas e uma autonomia de até 250 km, com sistema de carregamento voltado ao período noturno para maximizar a produtividade.

Além disso, conta com sistema de frenagem regenerativa, o sistema Eco-Drive Mode, proteção contra inundação, sistema de ajoelhamento para maior acessibilidade dos passageiros e suspensão pneumática integral.

Ainda na fase de protótipo, o modelo utiliza arquitetura modular para construção de veículos elétricos, podendo produzir desde um micro-ônibus de nove metros até um superarticulado de 23 metros.

A configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal, módulo central e módulo traseiro.

The post Volkswagen anuncia produçao de ônibus elétricos ainda este ano no Brasil appeared first on Revista O Mecânico.


Volkswagen anuncia produçao de ônibus elétricos ainda este ano no Brasil Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário