segunda-feira, 25 de março de 2024

Mito ou verdade: dar tranco no carro prejudica o motor?

Em alguns casos utilizar essa técnica para ligar o veículo pode tirar o motor do ponto

Mito ou verdade: dar tranco no carro prejudica o motor?

O famoso fazer o veículo pegar no tranco pode ser prejudicial para o motor, o deixando fora do ponto. Segundo o Consultor Técnico da Revista O Mecânico, professor Fernando Landulfo, o chão de oficina tem relatado problemas por conta dessa técnica. “Não só algumas linhas de pensamento, mas como o chão de oficina tem relatado, que em alguns casos, dependendo do tensionamento da correia e, também, do estado da correia. Neste caso, entenda como desgaste, assim como o estado das polias dentadas, entenda também como desgaste. Pode provocar o pulo de um dente da correia, prejudicando o motor do veículo”, explicou.


Além dessa pergunta, Landulfo respondeu outros questionamentos no programa Mecânico Responde. Entre elas, estava a questão: “Professor, qual é o tempo de vida útil de uma válvula termostática?”, que foi enviada pelo nosso canal no YouTube @endel5267. Claro, o professor não deixou a questão sem resposta. “Cada montadora especifica um valor, seja por tempo ou por quilometragem. Não existe uma regra única”, informou. Portanto, olhe muito bem o manual do veículo para saber o tempo correto da troca da válvula termostática.

 

Outra questão enviada foi a do @Mateus.Cardoso, via YouTube, que perguntou: “Álcool isopropílico dá certo como combustível? Seria melhor do que o etanol?”. Landulfo ressaltou que não há estudo sobre o álcool isopropílico em veículos. “Mateus, não existem estudos científicos publicados, que se refiram a essa utilização. Mas o que podemos dizer em relação ao isopropanol é que apesar de ele gerar mais energia por unidade queimada, ele tem a tendência de atacar algumas borrachas no sistema de alimentação. Logo, a utilização, além de ser bem mais cara, não é recomendada”, disse o Consultor Técnico da Revista O Mecânico.

The post Mito ou verdade: dar tranco no carro prejudica o motor? appeared first on Revista O Mecânico.


Mito ou verdade: dar tranco no carro prejudica o motor? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário