quarta-feira, 27 de março de 2024

Raio X: Haval H6 GT tem manutenção fácil para desbancar rivais? Veja resposta do especialista

SUV médio híbrido plug-in vende muito, mas é um carro de uma marca recém-lançada por aqui

Raio X: Haval H6 GT tem manutenção fácil para desbancar rivais? Veja resposta do especialista

Texto Felipe Salomão   Fotos Vinícius D’Angio

Lançado no começo de 2023, o GWM Haval H6 caiu nas graças dos consumidores brasileiros uma vez que ficou entre os quatro modelos mais vendidos na categoria de SUVs médios no ano passado com 10.704 unidades emplacadas, ficando atrás apenas do Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, segundo a Fenabrave. Um dos fatores para esse elevado número de vendas é o preço atrativo, bom acabamento, design arrojado e motorização eletrificada em todas as versões.

Por aqui, a montadora chinesa vende o SUV nas configurações H6 HEV por R$ 214 mil, H6 PHEV por R$ 269 mil e, por fim, o H6 GT PHEV R$ 319 mil. Inclusive, a configuração avaliada pela Revista O Mecânico foi exatamente a mais equipada, com motor mais potente e híbrido plugin: Haval H6 GT PHEV.

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Embora o GWM Haval H6 GT ainda esteja longe das oficinas por ser um produto novo, ele inaugura a era dos veículos híbridos com alto volume de vendas no Brasil. Por isso, chamamos o professor do SENAI e, também, mecânico Mauricio Marcelino da Auto Mecânica Louricar LM, para responder se o crossover chinês tem condições mecânicas e a robustez esperada para desbancar os rivais que são de montadoras já bem estabelecidas no país e com conjuntos mecânicos já consagrados. “O produto chinês evoluiu muito e traz muita tecnologia”, afirmou Marcelino.

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Além de destacar a tecnologia, Marcelino disse que os componentes do motor do GWM Haval H6 GT são de fácil acesso. “Em princípio, o modelo tem acesso fácil ao motor a combustão de 1.5 litro turboalimentado e, também, aos motores elétricos”, informou Marcelino. Contudo, alguns componentes podem atrapalhar o mecânico pela proximidade. “Os vasos de expansão (1) da bateria de propulsão e do motor estão bem próximos, o que pode confundir quem não tem conhecimento. Ademais, o líquido que vai no sistema de arrefecimento elétrico não pode conduzir corrente elétrica devendo haver atenção especial a esse quesito”, pontuou Marcelino.

Vale ressaltar que segundo o manual técnico do GWM Haval H6 GT, o líquido de arrefecimento do motor é o Etilenoglicol-35. Ao todo, são oito litros e a substituição deve ser feita a cada 84 mil km ou 60 meses. Já o líquido de arrefecimento do motor elétrico também é o Etilenoglicol-35, mas a capacidade é de 9,5 litros e o prazo também é de 84 mil km ou 60 meses.

Os acessos às conexões do ar-condicionado (2)são convencionais, bem como o reservatório do líquido de para-brisa (3). Sem a famosa “churrasqueira”, o acesso a fixação superior do amortecedor dianteiro fica em um bom lugar, facilitando a vida do mecânico. (4) Abaixo da capa do motor a combustão de quatro cilindros há um acesso fácil as quatro bobinas (5) e, também, o turbocompressor do propulsor a combustão. Já a transmissão em um sistema híbrido funciona um pouco diferente. “A transmissão é um conjunto ligado diretamente ao motor elétrico”, constata Mauricio lembrando que o câmbio do Haval usa uma relação de duas marchas chamada DHT.

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Para quem não é mecânico, a vareta de medição do nível de óleo do motor também é de fácil acesso (6). No manual é recomendado utilizar o lubrificante API SP 0W-20, tendo a substituição a cada 12 mil km ou 12 meses. “Não podemos esquecer que é fundamental checar o nível de óleo do motor, assim como as velas, que no manual devem ser substituídas a cada 60 mil km ou 60 meses”, disse Marcelino. O radiador, que tem uma capa protetora, está em um bom local para manutenção do mecânico, que ao lado consegue visualizar a bomba de água do sistema de arrefecimento do motor elétrico. O filtro de ar do motor é de fácil reparabilidade com substituição a cada 12 mil km ou 12 meses. (7)

“O que está acontecendo para conferir mais potência aos motores, é que as fabricantes estão instalando uma bomba de alta e bicos injetores de alta pressão, melhorando muito o rendimento do propulsor injetando combustível com alta pressão, conseguindo uma melhor queima. Também não podemos esquecer que a injeção direta também consegue diminuir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente”, constatou Marcelino em relação à injeção direta.

Diferente de outros veículos híbridos que não têm correia, o GWM Haval H6 GT traz uma correia Poly Vs (8), que movimenta a bomba d’água. Essa correia deve ser substituída a cada 108 mil km ou 9 anos. “Eu acredito que a manutenção para o mecânico é boa, pois é mais um componente que ele tem que trabalhar. Já para dono do veículo o reparo será mais em conta, pois a bomba é mecânica movimentada por correia”, disse Marcelino.

Até agora, amigo mecânico, todos os componentes foram de fácil acesso, mas o reservatório do fluido de freio está protegido por uma capa plástica (9) . “É importante analisar essa proteção, pois ela protege o fluido do cabo laranja, que é sinal de perigo. Por isso, o profissional que for trabalhar em um veículo híbrido precisa ter um curso para fazer a manutenção em um veículo eletrificado”, analisou Mauricio Marcelino. O fluido de freio utilizado é o DOT 4, que deve ser trocado a cada 48 mil km ou
36 meses. (10)

Ao lado direito do cofre do motor, há uma caixa preta, que até lembra a proteção da bateria, mas no caso do GWM Haval H6 GT é uma central eletrônica de fusíveis e de relês (11). “Ela está muito bem protegida, justamente para isolar contra o uso de jato de água para quem gosta de lavar o motor. Outro ponto importante é na hora da manutenção não é qualquer um que pode mexer, por mais que seja trocar um fusível ou relê”, disse.

Em contrapartida o ECU está “desprotegido” (12), que de acordo com Marcelino é por conta da refrigeração. “O ECU tem um pouco de aquecimento, por isso o ar tem que passar por ele. Hoje, os conectores vedam muito bem contra água”, afirmou. Já a bateria 12V fica dentro do porta-malas. “Geralmente, as montadoras colocam a bateria distante do cofre por conta da temperatura, o que eleva a vida útil da bateria”, destacou. Outra componente de fácil manutenção é fazer a troca das lâmpadas de LEDs dos faróis dianteiros. (13)

 

Cabo Laranja: sinal de atenção

“O que a gente tem que tomar cuidado é que o veículo híbrido é um veículo eletrificado com motor elétrico, com bateria de corrente contínua, com máquina eletrônica com inversor e conversor. Basicamente, eu tenho motores com corrente trifásica, que precisam do inversor. Então, quando eu ligo o veículo, a bateria de corrente contínua manda uma corrente contínua para inversor, que se transforma em corrente alternada. Por isso, existem os cabos laranja (14), que alertam ao motorista o risco de alta tensão. Para isso, há uma chave geral para desconectar toda a energia. É muito difícil alguém levar um choque, mas a eletricidade é invisível. Por isso, é importante procurar capacitação profissional para mexer nesse tipo de veículo”, afirmou Marcelino sobre o funcionamento do sistema híbrido.

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Confiança na GWM

“Eu andei lendo que a GWM veio ao Brasil para mostrar serviço, uma vez que antes deles chegarem por aqui, eles mandaram uma grande quantidade de peças para o mercado brasileiro com o objetivo de não faltar componentes e equipamentos em caso de manutenção. Outro ponto que eu pesquisei é que eles têm profissionais de alto nível e concessionárias muito bem capacitadas”, afirmou Marcelino. Vale lembrar que a GWM terá uma fábrica em Iracemápolis (15), no interior de São Paulo, onde produzirá o Haval H6 e a futura picape Poer híbrida.

Undercar Haval H6 GT

Diferente de outros modelos, que contam com proteção de aço como em outros veículos. No caso do GWM Haval H6 GT há uma proteção de plástico, que melhora a aerodinâmica, bem como a segurança do carro seguindo uma norma de segurança. Assim como os componentes do cofre do motor, que tem acesso prático, o filtro de óleo do motor também é de fácil manutenção (16). O manual recomenda o API SP 0W-20, que deve ser substituído a cada 12 mil km ou 12 meses. O bujão do descarte de óleo também é simples de localizar. Os coxins (17) também são de fácil mexer, como a caixa de direção (18) e o agregado. A correia poly V e a bomba d’água (19) não tem um acesso complicado por baixo do Haval H6 GT.

“A suspensão é de chapa de aço na parte inferior e a manga de eixo (20) é em alumínio com uma liga resistente. Temos a bieleta ligada na barra estabilizadora (21), que é de fácil manuseio”, afirmou Marcelino. Os freios e as pinças de freio têm um acesso convencional. (22) Em relação ao escapamento (23), está de fácil manuseio, bem como a turbina fica próxima do agregado, o que não é difícil de mexer. Ao lado disso tudo, está a bateria de alta de 34 kWh (24), que é arrefecida por líquido, que é enviada por uma bomba de água elétrica para fazer a circulação do líquido na bateria. Próximo da tubulação de água, estão localizados os fios laranja. “A bateria está bem protegida com uma capa metálica. Além disso, um detalhe interessante que eu estava estudando nesse carro é que a montadora confere garantia bateria caso ela seja danificada por um impacto feito por uma pedra, por exemplo”, informou Mauricio.

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Mais adiante, há um tanque de combustível de plástico de fácil manutenção. (25) Também é interessante observar que os cabos laranja saem da bateria em direção ao outro motor elétrico localizado na traseira do veículo (26). A suspensão traseira tem coifa (27), árvores de transmissão, homocinética, bandeja inferior de liga de alumínio, barra estabilizadora, bieletas (28), molas helicoidais (29), amortecedores (30), freio convencional a disco e freio a disco contam com acesso prático para reparação (31). O GWM Haval H6 utiliza um pneu 235/55 de 19 polegadas, que confere estabilidade e segurança. (32)

 

Treinamento para manutenção em veículos eletrificados

“No SENAI, nós dividimos os cursos por níveis, sendo que o nível 1, possibilita ao mecânico conhecer onde está a parte eletrificada. Já o nível 2 prepara o profissional para desenergizar a bateria, que seguirá normas de segurança como a NR10, que diz para o profissional desligar e verificar se tem tensão. Por fim, o nível 3 treinará o profissional para ele ter habilidade para reparar a bateria, o motor elétrico, o inversor, entre outros”, disse Marcelino. Vale ressaltar que na plataforma Curso do Mecânico e, também, Mecânico Pro contam com cursos gratuitos e pagos sobre sistemas híbridos e elétricos.

 

Considerações finais do mecânico

“Eu gostei muito da parte de manutenção dele. Falando para o mecânico temos uma correia a mais para trocar. Todos os acessos são práticos, o que ajuda muito na reparabilidade do GWM Haval H6 GT. Lembrando, que vai chegar na oficina sem muito segredo na parte a combustão, suspensão, freios, entre outros. Falando da parte eletrificada, mostra que o veículo eletrificado já é o presente. Por isso, é fundamental ter um treinamento para se dar muito bem. Enfim, o GWM Haval H6 GT chega para tirar o estigma de que carro chinês não presta”, destacou Mauricio Marcelino.

 

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