quarta-feira, 13 de março de 2024

Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos

Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos - Foto: Divulgação
Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos – Foto: Divulgação

 

6 milhões de veículos foram produzidos e o complexo também é responsável pela fabricação de motores, transmissões e componentes

 

O complexo industrial da GM em São José dos Campos completa 65 anos. Inaugurada no dia 10 de março de 1959, a unidade produziu desde então mais de 6 milhões de veículos e 30 milhões de motores e transmissões.

A fábrica possui 2,7 milhões de m² de área total e 500 mil m² de área construída. São seis fábricas que concentram a produção da picape S10 e do SUV Trailblazer, ambos da marca Chevrolet, além de transmissões manuais, motores quatro cilindros e outros componentes.

 

 

“Desde a nossa chegada ao Vale do Paraíba, temos contribuído para o crescimento econômico da região, e agora celebramos a história de sucesso de um dos maiores complexos industriais do país”, comenta o diretor-executivo de Manufatura da GM América do Sul, Ricardo Fanucchi.

 

História da GM em São José dos Campos

Nos anos de 1956 e 1957, a GMB teve seu primeiro projeto de nacionalização aprovado pelo governo por meio do GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) formado para controlar a implementação da indústria automobilística nacional.

A meta era a fabricação dos caminhões Chevrolet HD-6܂503 (médios) e 3.104 (leves). Depois foi lançada a picape Chevrolet, que ficou conhecida como “Marta Rocha”, por ter sua pintura nas cores azul e branco e a famosa composição “saia e blusa”.

Foi atendendo a esse projeto de nacionalização que a GMB se instalou em São José dos Campos, onde montou uma fundição de peças para a produção dos motores. O primeiro motor produzido foi o modelo de 261 polegadas cúbicas (4,2 litros) e seis cilindros em linha.

Atualmente, a GM tem, além do complexo de São José dos Campos, os complexos de São Caetano do Sul (SP) e de Gravataí (RS), unidades onde produz veículos.

Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas no estado de São Paulo, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos.

The post Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos appeared first on Revista O Mecânico.


Fábrica da GM em São José dos Campos completa 65 anos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário