quinta-feira, 21 de março de 2024

O que acontece se o cubo de roda está ruim? Veja nossas dicas

O que acontece se o cubo de roda está ruim? Veja nossas dicas - Foto: Divulgação/Fremax
O que acontece se o cubo de roda está ruim? Veja nossas dicas – Foto: Divulgação/Fremax

 

Estradas esburacadas, resíduos em excesso e até problemas na instalação podem diminuir a vida útil do componente

 

A função do cubo de roda é manter a roda fixada ao veículo e também transmitir o torque da junta homocinética para as rodas. “É o cubo de roda que garante o alinhamento do eixo com as rodas e oferece suporte ao disco de freio e tambor”, informa o coordenador da Assistência Técnica Fremax, Leandro Leite.

Segundo o coordenador, o componente é resistente e possui durabilidade elevada. No entanto, algumas situações podem danificá-lo e diminuir a sua vida útil, como impactos ocasionados em vias irregulares ou esburacadas, excesso de resíduos como lama, poeira, terra e água, pois podem contribuir para oxidação, Má qualidade ou modificações na peça, e até mesmo problemas relacionados à instalação do componente.

“É preciso ter alguns cuidados na hora da montagem do cubo de roda, como a utilização de ferramentas adequadas, entre elas, chave combinada, soquetes de impacto, sacador chave de roda, medidor de torque angular, porca, torquímetro e aplicador de cubo de roda”, afirma.

Para os veículos que possuem o sistema de freio ABS, a atenção com o sensor é primordial. “Ao instalar o cubo de roda, caso acenda a luz do ABS, basta observar que algumas dessas peças possuem o cabo do sistema do ABS integrado, por isso, no momento do manuseio, é preciso cuidado para não torcê-lo ou esticá-lo. Isso pode ocasionar danos no cabo e, consequentemente, na leitura do ABS”, explica.

 

Mas quais são os sintomas de que o veículo está com problema no cubo de roda ou rolamento?

Alguns sinais podem ser observados como ruídos metálicos que aumentam com a aceleração ou com a movimentação do carro, vibrações no volante e defeitos no ABS já que a falha pode vir do sensor, que está integrado ao rolamento.

A Fremax recomenda que a manutenção preventiva seja feita a cada 20.000 km para avaliar as condições dos componentes.

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