quinta-feira, 28 de março de 2024

Qual é o momento de substituir as lonas de freio dos veículos pesados?

Qual é o momento de substituir as lonas de freio dos veículos pesados? - Imagem: Divulgação/Fras-le
Qual é o momento de substituir as lonas de freio dos veículos pesados? – Imagem: Divulgação/Fras-le

 

Existem várias situações que podem apontar o desgaste das lonas como fuga do ar-comprimido, superfície fina, trepidação no pedal de freio, maior distância, mas há modelos que possuem indicador de desgaste que facilita a avaliação

 

Componentes do sistema de frenagem, as lonas de freio, peça fabricada a partir de um composto de fibras e outros componentes, têm como papel principal criar atrito com os tambores de freio, para parar os veículos da linha pesada.

A Fras-le recomenda atenção especial a esses itens na hora da manutenção. “Existem alguns sinais que podem indicar a necessidade de substituição das lonas de freio, como trepidação no pedal de freio, maior distância para a parada do veículo, superfície das lonas comprometidas ou finas demais”, comenta o consultor de Marketing de Produto da Fras-le linha comercial, Robson Andriel Lipniarski.

É recomendável também fazer manutenções preventivas periódicas, seguindo o cronograma de revisões em todo o sistema de freio.

Lipniarski destaca outras tecnologias da linha de lonas de freio dos pesados que ajudam a garantir a segurança nas estradas, como a Life+, para maior durabilidade aos freios. Além disso, possui indicador de desgaste e compatibilidade com tambor de freio.

A Comfort+, tecnologia que proporciona frenagem mais silenciosa, com índices baixos de ruídos e vibração e a Eco+, na qual as lonas de freio são livres de metais pesados, sendo produzidas a base de fibras.

 

The post Qual é o momento de substituir as lonas de freio dos veículos pesados? appeared first on Revista O Mecânico.


Qual é o momento de substituir as lonas de freio dos veículos pesados? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário