Vida útil está ligada à forma de condução e local que o veículo trafega
Item de segurança do veículo que trabalha em conjunto com disco para atuar na redução de velocidade e parada do veículo, as pastilhas de freio são compostas de materiais de baixa rigidez, como resina e metais em pó e sofrem desgaste natural. Feitas com materiais abrasivos entram em contato com o disco produzido em aço para gerar fricção necessária para reduzir o movimento do veículo.
O desgaste das pastilhas, segundo o gerente geral da Jurid, Luciano Costa, acontece de maneira diferente em um carro que roda a maior parte do tempo em rodovias, quando comparado a um veículo que circula mais em perímetro urbano.
“Isso acontece porque são exigidas de forma diferente. Enquanto na rodovia, o uso dos freios é menos frequente, na cidade o sistema é acionado a todo momento, logo, é natural que o desgaste seja maior”, explica.
A forma como o motorista conduz também interfere no desgaste das pastilhas. Se dirige de forma agressiva, a pastilha sofre redução da vida útil mais rápido.
O gerente conta que é necessário atenção à ocorrência de ruídos anormais quando o pedal de freio é acionado. Barulhos estranhos normalmente indicam que alguma coisa não está bem. “Pode, inclusive, ser um indicativo de que a pastilha de freio já chegou ao final de sua vida e necessita substituição”, completa.
Outro sinal muito importante é observar vibrações (trepidações) ao frear, que podem ser percebidas no pedal de freio ou até mesmo no volante. “O sintoma pode ter muitas causas, como problemas de suspensão, pneus e, em alguns casos, pode estar associado ao empenamento dos discos de freio ou ovalização dos tambores”, comenta.
The post Quais fatores interferem na vida útil das pastilhas de freio? appeared first on Revista O Mecânico.
Quais fatores interferem na vida útil das pastilhas de freio? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário