quinta-feira, 21 de março de 2024

IA, novos produtos e proximidade com mecânico: YPF conta o que pretende fazer em 2024

Empresa argentina quer manter o crescimento de 2023 neste ano, além de melhorar processos de produção

por Felipe Salomão

 

ELAINE QUIRINO, DIRETORA DE LUBRIFICANTE

 

No Brasil desde 1998, a Yacimientos Petrolíferos Fiscales – YPF produz em território nacional desde 2015, tendo capacidade produtiva de 47 mil toneladas anuais, o que a transforma em um player importante no competitivo segmento de lubrificantes brasileiro. Por conta disso, a empresa pretende melhorar processos de produção para ficar ainda mais forte diante das concorrentes neste ano.

Segundo a YPF, estão nos planos da companhia argentina inserir Inteligência Artificial – IA nos processos de fabricação dos produtos. A marca ainda contou para a Revista O Mecânico que tem projeto para automação de alguns processos, bem com o pretende investir na expansão do complexo fabril brasileiro.

Em relação aos novos produtos, a YPF Brasil já trabalha em conjunto com a matriz argentina em pesquisa e desenvolvimento com o setor Y-TEC para lançamentos de lubrificantes. Contudo, não informou quais serão as novidades e nem quando elas chegarão ao mercado brasileiro.

A YPF disse que os mecânicos são um importante elo entre o proprietário do veículo e a empresa. Nas próximas páginas Elaine Quirino, Diretora de Lubrificantes da companhia, conta quais serão os próximos passos da empresa e ainda fala sobre eletrificação, que segundo a executiva, os veículos elétricos levarão um tempo maior no volume de vendas.

 

REVISTA O MECÂNICO: Como a YPF enxerga o mercado de lubrificantes brasileiro?

ELAINE QUIRINO: O mercado brasileiro de lubrificantes é bastante competitivo e desafiador. Não apenas pela concentração do volume em cinco marcas, mas também pela diversidade de características regionais. E, claro, o fator preço é muito relevante, principalmente num momento de pressão de custos e busca de volume e rentabilidade.

O setor vem se recuperando após o impacto no período da pandemia. No acumulado até outubro já é apresentado um volume superior ao ano passado; crescimento puxado principalmente pela linha Leve.

 

O MECÂNICO: Quais são os planos da YPF para o mercado brasileiro em 2024?

ELAINE QUIRINO: A YPF vem buscando manter seu crescimento no mercado brasileiro, atuando na diversidade de produtos. Neste ano de 2023 fizemos lançamentos importantes na linha Extravida – para veículos pesados e na linha de Fluidos Funcionais, visando apresentar tecnologia, qualidade e inovação da marca. Tudo isso atrelado a uma busca pela ampliação da distribuição e um trabalho amplo de marketing, principalmente na atuação dos PDV’s, onde a compra é efetivada.

Para 2024, temos planos para a automação de alguns processos, inserção da inteligência artificial nos nossos processos de fabricação, além de investimentos para a expansão da nossa planta.

 

O MECÂNICO: O que a YPF tem feito no campo da sustentabilidade?

ELAINE QUIRINO: A YPF é uma empresa visionária e que de fato está muito ligada ao tema. Sustentabilidade faz parte de nosso propósito como companhia. Mesmo sendo uma fábrica de médio porte, temos um consumo de energia extremamente eficiente. Decidimos renovar nossas instalações elétricas para estar aptos a buscar novos fornecimentos de energia no mercado livre de energia brasileiro.

Para nossa planta, decidimos buscar fontes 100% renováveis, vindas de parques solares da região Centro-Oeste e de usinas eólicas no Nordeste; fontes essas que somadas conseguem prover uma capacidade de quantidade de energia suficiente para abastecer uma cidade do tamanho de Guarulhos.

Além disso, nossa equipe de gestores e técnicos, apaixonados pelo Meio Ambiente, estão sempre em busca de melhorias. Em 2018, tivemos acesso a um benchmarking do sindicado do nosso setor, no qual relatava os consumos de energia elétrica e gás usados no processo de produção dos lubrificantes. Tivemos a grata surpresa de perceber que o nosso consumo de energia medido em KWH, kwh/m3 produzido, está cerca de 10% abaixo em comparação com o mercado. Já nosso consumo de gás para aquecimento e preparação dos nossos produtos está praticamente 70% abaixo da média do mercado.

 

O MECÂNICO: Quais as tecnologias que a YPF pretende lançar no Brasil nos próximos anos?

ELAINE QUIRINO: A YPF Brasil trabalha em conjunto com a matriz argentina em pesquisa e desenvolvimento do nosso setor Y-TEC para ter a evolução constante em lubrificantes de todas as linhas, adaptando-se a cada combustível exigido no mercado.

Trabalhamos em conjunto com os engenheiros das montadoras para sempre atender as exigências das novas motorizações. A YPF possui um laboratório em sua unidade de Diadema-SP, laboratório este que é referência de rápido desenvolvimento para atender as exigências do mercado. Conseguimos colocar no mercado com muita agilidade todas as tecnologias atuais como Start-stop, correia banhada a óleo, motores híbridos e outros. Seguiremos com novos desenvolvimentos para o mercado automobilístico.

 

O MECÂNICO: Como a YPF enxerga a eletrificação dos veículos no Brasil e no mundo?

ELAINE QUIRINO: O segmento de veículos elétricos é uma realidade mundial. Algumas regiões, como a Europa, tem o seu crescimento muito acelerado e já temos países, como no caso da Suécia, onde as vendas de elétricos já superaram a de veículos à combustão.

Aqui no Brasil, entendemos que ainda levará um tempo maior para alcançar um expressivo volume de vendas. Com o crescimento dessa frota de eletrificados, há a necessidade de uma ampliação de pontos de recarga e, por consequência, revisão da matriz energética do país. A YPF, entretanto, vem acompanhando a movimentação da eletrificação da frota e buscando estruturar os próximos dentro dessa nova realidade.

 

O MECÂNICO: O que a YPF tem feito para ficar mais próxima do mecânico?

ELAINE QUIRINO: A presença nos PDV’s e a proximidade com o recomendador – seja o mecânico ou o balconista – é fundamental, pois ele é o elo entre o proprietário do veículo e o lubrificante.

Nesse ano de 2023, intensificamos o nosso calendário promocional, levando ferramentas até o ponto de venda, através dos nossos distribuidores, dessa forma, o Mecânico é impactado pela marca e fica motivado a apresentá-la ao usuário. Além de campanhas, um novo enxoval de materiais de PDV também foi disponibilizado, a fim de marcar presença no ponto de venda.

Não podemos deixar de mencionar as ações de treinamento, realizadas pela nossa área de assistência técnica, que além de manter a empresa próxima ao Ponto de Venda, também fornece conteúdo e metodologia para que o mecânico indique YPF com mais propriedade.

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