Assim como toda a economia, o setor automobilístico sofreu forte queda com a pandemia da Covid-19 no segundo trimestre de 2020. Entretanto, a recuperação começa a se desenhar. Segundo o gerente de Marketing de Varejo da General Motors, Rodrigo Perencin, o pós-venda deu seus primeiros sinais de retomada no mês de junho. Em entrevista exclusiva, o executivo fala sobre as peças Genuínas GM e ACDelco, as iniciativas da GM para o mecânico independente e as expectativas para um mercado de autopeças cada vez mais digital.
REVISTA O MECÂNICO: Como está sendo o período de pandemia para a GM em termos de comércio de peças?
RODRIGO PERENCIN: Tem sido um momento muito desafiador em todos os sentidos, desde o início da pandemia, nossa maior preocupação foi a saúde das pessoas, paramos imediatamente nossas fábricas e operações no armazém (localizado em Sorocaba/SP) até termos claras medidas de segurança e orientação técnica implantada. Isso afetou muito nosso faturamento e distribuição de peças, além da clara desaceleração do mercado, que tem afetado a todos. Por outro lado, avançamos muito em questões digitais tanto na comunicação com o público reparador quanto nos processos internos.
O MECÂNICO: A GM trabalha neste momento com algum cenário de recuperação para o mercado de reposição de autopeças?
PERENCIN: Sim, notamos claramente com os dados de junho de 2020 uma retomada da força econômica no setor. O pior momento até então foi abril, onde tivemos uma retração de quase 80% na demanda de autopeças. Em junho, nossas operações retornaram, respeitando um rigoroso protocolo de segurança em todas as unidades. Já retomamos a distribuição regular, além de ampliar um canal de vendas digital que tem crescido muito nesses últimos meses. Esse mercado está cada vez mais digitalizado e de fácil acesso para todos.
O MECÂNICO: Para uso do mecânico que adquire os componentes da General Motors, qual é diferença entre as Peças Genuínas GM e as peças ACDelco?
PERENCIN: “Peças Genuínas GM” é a marca usada para oferecer ao cliente Chevrolet exatamente a mesma peça usada na linha de produção quando da montagem do veículo dele. A marca ACDelco, que também é usada na linha de produção GM de veículos Chevrolet em algumas linhas de produto, como baterias, por exemplo, é também a marca da General Motors focada no mercado de reposição automotiva, oferecendo produtos de qualidade superior para veículos de todas as idades e inclusive de outras marcas que não somente Chevrolet.
Notamos claramente com os dados de Junho/2020 uma retomada da força econômica no setor (de reposição)
O MECÂNICO: A marca ACDelco tem forte identificação com o canal autoelétrico, que remete inclusive à fundação centenária da marca. Essa é a linha mais forte da ACDelco no Brasil?
PERENCIN: Sem dúvida, toda a história da ACDelco no Brasil e no mundo passa pelo canal autoelétrico, afinal, nossas baterias ACDelco são hoje referência de qualidade e durabilidade no mercado. Usamos toda essa experiência e tecnologia na ampliação da nossa linha de componentes elétricos, que hoje conta com velas de ignição, cabos de vela, reparos da bomba de combustível, entre outras.
O MECÂNICO: Quais outras linhas da ACDelco se destacam em aceitação do mercado multimarcas?
PERENCIN: Diversas linhas ACDelco possuem aplicações multimarcas e contam com a qualidade GM em seu desenvolvimento e validação. Entre elas podemos citar a linha de lubrificantes para motores, transmissão e diferencial, os fluídos e químicos, como o fluído de freios, direção hidráulica, o líquido de arrefecimento etc. Além, claro, das baterias que cobrem grande parte do parque circulante brasileiro.
O MECÂNICO: A GM oferece hoje câmbios automáticos remanufaturados para a linha leve. Como funciona esse processo de remanufatura e quais vantagens ele traz?
PERENCIN: Esse é um projeto fantástico desenvolvido pelo nosso próprio time. Nesse processo, o consumidor entrega sua transmissão usada e compra uma transmissão remanufaturada completa, feita na nossa fábrica, com todos os componentes de desgaste novos e com garantia, utilizando na montagem apenas a “carcaça” da transmissão usada (que é completamente inspecionada quanto a quaisquer danos). Esse processo, além de muito mais barato para o cliente, chegando a custar metade do valor de uma nova e, em muitos casos, ser mais barato que o reparo completo na oficina, traz também um serviço feito de forma mais rápida, reduz o risco de falhas no processo, não requer mão de obra especializada em transmissão automática e despende menos tempo do veículo no box, tudo isso com menos danos à natureza.
O MECÂNICO: Qual é a importância do mecânico independente para as estratégias do pós-venda da General Motors?
PERENCIN: O mecânico independente é um aliado da nossa marca, isso porque a frota circulante no Brasil é muito grande e dessa forma são eles que nos ajudam a garantir que os veículos Chevrolet se mantenham rodando com segurança. Sabemos que a manutenção preventiva evita danos maiores, mais custosos e imprevisíveis para os clientes, assim, recomendamos sempre a esses profissionais o uso das peças ACDelco e Peças Genuínas nas suas manutenções preventivas.
Entendemos que é ele (o mecânico independente) quem lidera esse processo de escolha (da peça), por isso, buscamos ajudar nessa escolha”
O MECÂNICO: Na sua visão, o mecânico influi na escolha da marca da peça aplicada no veículo? Por quê?
PERENCIN: O papel do mecânico nesse processo é fundamental, ele é o especialista e profissional da área frente ao cliente. Dessa forma, sim, entendemos que é ele quem lidera esse processo de escolha, por isso, buscamos ajudar nessa escolha, trazendo opções de qualidade e preço bastante competitivo, além da garantia de satisfação.
O MECÂNICO: Atualmente, quais são as iniciativas a General Motors para levar informação técnica ao mecânico independente?
PERENCIN: Temos parcerias importantes com escolas de ensino profissionalizante, disponibilizamos nossas tecnologias para capacitação desses profissionais, e que, posteriormente, podem trabalhar em uma de nossas concessionárias. Também disponibilizamos informações técnicas através de congressos, seminários e materiais de informação nos nossos canais digitais, nos últimos meses muitas iniciativas foram interrompidas pela pandemia da Covid19, mas continuamos ativos nos canais digitais.
Por Fernando Lalli
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