terça-feira, 21 de julho de 2020

O que esperar da economia pós-pandemia: entenda quais setores podem se recuperar

A pandemia causada pelo novo coronavírus já infectou mais de 2 milhões de pessoas no Brasil e matou quase 80 mil no país desde que chegou aqui, em março de 2020.

Além dos danos sanitários e de vida, a pandemia também teve um peso econômico considerável. Aliás, ainda está tendo. 

Desde que chegou, o aumento do desemprego foi de significativo. A perspectiva é que cheguemos a 15 milhões de desempregos no terceiro trimestre deste ano, em um dos cenários projetados por especialistas.

No entanto, nem todos foram afetados igualitariamente pela crise. Alguns segmentos prosperaram, enquanto outros tiveram resultados muito abaixo do normal.

Quem prosperou, por exemplo, foi o setor de aplicativos de delivery. De acordo com pesquisas, eles tiveram um aumento de quase 100% nas vendas no primeiro semestre de 2020.

Um dos principais motivadores no aumento de vendas foi o fato de aplicativos de delivery trabalharem com mais do que apenas restaurantes. O Rappi Brasil, por exemplo, trabalha com supermercado, farmácias e muito mais. Isso faz com que mais pessoas usem os serviços dos apps por mais tempo.

Já setores como o automotivo, por exemplo, teve um desempenho ruim durante os primeiros meses da pandemia, uma vez que havia pouca demanda por carros novos enquanto a situação não se estabilizava.

No entanto, com a perspectiva do cenário pós-pandemia se aproximando, é bom ter em mente quais são os mercados que prometem se recuperar mais rapidamente. Isso é especialmente verdadeiro se você está apenas esperando o fim da crise para poder empreender.

Um dos cenários que projeta maior crescimento no mundo pós-pandemia é o automotivo. Ao que tudo indica, ele será um dos setores que alavancará o crescimento econômico depois que o coronavírus for embora do Brasil.

Parte dessa perspectiva vem pelas condições naturais da economia brasileira, com outra parte vindo do movimento que ocorreu em outros países, especialmente a China.

Em primeiro lugar, o Brasil está com tudo preparado para ter uma boa retomada da venda de carros. O país já vinha em crescimento de demanda em 2019 e, agora, tem a taxa de juros básica atingindo a mínima histórica de 2,25%. Com a previsão da inflação em 2020 para 3%, a perspectiva é de juros negativos no ano que vem.

Isso faz com que seja muito mais barato comprar um carro financiado, o que deverá estimular a demanda dos consumidores.

O segundo ponto é o fato de que haverá mais interesse para comprar carros após a situação se estabilizar, já que um automóvel é um elemento que ajuda a diminuir a chance de contaminação e permite que a pessoa possa andar pelas ruas um pouco mais tranquila. Na China, a intenção de compra de automóveis dobrou após a pandemia.

Outro setor que deverá acompanhar a recuperação é o mercado imobiliário. Parte da razão para isso é a mesma do segmento automotivo: juros baixos. Com valores abaixo da média, ficará mais barato comprar imóveis.

Além disso, o mercado financeiro não apresenta outras opções de investimento. A Bolsa de Valores segure instável e o mercado de Renda Fixa não está rendendo no momento. Resultado: o mercado imobiliário se torna mais atrativo.

Para completar, tem o fato das pessoas estarem em casa há muitos meses, o que faz com que elas se sintam cansadas e queiram uma mudança no fim da quarentena.

Outro setor que avançará bastante na economia pós-pandemia é o se prevenção econômica. Se tem uma coisa que a pandemia ensinou para todas as pessoas, de todas as classes sociais, é a necessidade de ter um plano reserva para situações completamente imprevisíveis.

Isso significa que haverá uma demanda para quem souber ensinar como preparar a sua empresa ou a sua vida para não ser pego desprevenido durante uma nova situação dessas.

Claro que o preparo não tem a ver com coisas como bunker ou fazendas próprias, mas sim com investimentos e questão financeira. Por exemplo, onde investir para garantir segurança e renda recorrente caso se perca o emprego? De que maneira uma empresa poderá construir caixa para evitar demitir caso uma nova pandemia aconteça?

Esse tipo de cuidados e conhecimentos estarão em alta demanda nos próximos meses e anos, conforme as pessoas vão voltando ao normal.

Por fim, vale falar sobre o turismo como um dos principais motivadores da economia pós-pandemia. É fato que as pessoas não veem a hora de poder voltar a viajar e conhecer outros países e culturas.

Por isso, quando a quarentena acabar, é esperado que haja um boom enorme de passagens aéreas e reservas de hotéis pelo mundo. Quem tirar férias, sem dúvidas vai marcar uma viagem internacional, provavelmente sem sequer se importar com o destino. Só de poder entrar em um avião e conhecer um espaço diferente que o próprio apartamento já é uma vitória.

E aí, quais os segmentos da economia que melhor aproveitarão o pós-pandemia? Conte pra gente nos comentários abaixo!

O post O que esperar da economia pós-pandemia: entenda quais setores podem se recuperar apareceu primeiro em Indústria Hoje.


O que esperar da economia pós-pandemia: entenda quais setores podem se recuperar Publicado primeiro em https://www.industriahoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário