Empresa destaca os piores hábitos para o pneu na hora de estacionar o veículo
A Goodyear alerta sobre alguns hábitos inadequados que podem ser evitados e melhorar a durabilidade dos pneus. Um deles é estacionar com o pneu apoiado no meio-fio. O piloto de teste do Campo de Provas da Goodyear, Felipe Zacarias, alerta que este hábito pode ocasionar uma fissura na estrutura da malha interna de aço dos pneus, podendo até levar a fissuras. O mesmo pode ocorrer quando o veículo sobrepassa por uma calçada, pois o impacto é ainda maior.
Zacarias explica que as rupturas na malha interna por utilização incorreta podem ser percebidas de três maneiras. A primeira ocorre quando o motorista calibra o pneu pela manhã e, no dia seguinte, a pressão já baixou novamente. “Ou seja, a estrutura de aço já não está mais tão eficiente por causa das trincas, ao ponto de segurar a pressão recomendada do pneu”, esclarece.
Outra situação que mostra essa situação é pelas vibrações em rodovias, onde a velocidade média é de 80 km/h. “Às vezes, mesmo com o balanceamento em dia, a rachadura na manta de aço não oferece uma condição de rodar suave, fazendo com que ocorra uma trepidação semelhante à que é percebida quando os pneus não estão balanceados e, consequentemente, isso pode implicar em outras complicações mecânicas ao veículo”, reforça o piloto. Por fim, a pior situação citada por Zacarias é a perda de um pneu por excesso de descuido. “A avaria acaba sendo tão grande que pode provocar uma bolha na lateral do pneu, que pode vir a se romper e estourar”.
Outro risco que pode ser atribuído é o hábito de esbarrar no meio-fio e ocasionar a retirada de uma “lasca” da lateral do pneu. “As avarias ocorridas nos ombros dos pneus são impossíveis de reparar. Não é recomendável tentar reparar as laterais dos pneus. Ou seja, quando fura ou rasga, não existe a possibilidade de recuperação”, finaliza Zacarias.
O post Goodyear lista problemas que o meio-fio pode causar no pneu apareceu primeiro em Revista O Mecânico.
Goodyear lista problemas que o meio-fio pode causar no pneu Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário