terça-feira, 14 de julho de 2020

Bosch celebra 25 anos do lançamento do controle de estabilidade

Sistema anti-derrapagem

Tecnologia estreou em um Classe S em 1995 e atualmente é obrigatória nos veículos novos à venda no Brasil

 

A Bosch comemora 25 anos do lançamento do Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). A tecnologia, que estreou no Mercedes-Benz Classe S em 1995, combina as funções do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) e do Sistema de Controle de Tração (TCS), além de detectar movimentos de derrapagem do veículo e agir de forma a neutralizá-los prontamente.

A empresa explica que tem aprimorado continuamente seu sistema anti-derrapagem e já produziu mais de 250 milhões de sistemas ESP. Em todo o mundo, 82% de todos os veículos da linha leve estão equipados com essa tecnologia.

O sistema utiliza informações sobre a dinâmica do veículo para detectar se ele está na mesma direção em que o motorista deseja. Caso haja discrepância entre estes dois fatores, o ESP intervém. Sensores inteligentes auxiliam na comparação do ângulo de esterço e a trajetória do veículo 25 vezes por segundo. Se os dois divergirem, o ESP reduz o torque do motor automaticamente e freia as rodas individualmente. Dessa forma, o sistema ajuda o motorista a evitar que o veículo derrape, cortando o acidente pela raiz.

O item de segurança é comercializado no mercado nacional. A Bosch ainda destaca que o Programa Eletrônico de Estabilidade é a base tecnológica para muitas funções de assistência e direção autônoma. Os sistemas de assistência ao condutor podem tornar o trânsito mais seguro se forem amplamente adotados.

Obrigatoriedade no Brasil

Segundo a Bosch, o ESP já estava presente em pelo menos 44% dos veículos de passeio vendidos no Brasil em 2019. Vale lembrar que, de acordo com a resolução número 567/15 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), desde o início deste ano, o sistema é obrigatório nos veículos leves novos e, a partir de 2022, também passará a ser obrigatório para todos os veículos leves comercializados no mercado nacional.

O post Bosch celebra 25 anos do lançamento do controle de estabilidade apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Bosch celebra 25 anos do lançamento do controle de estabilidade Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário