quinta-feira, 23 de julho de 2020

5 tendências do setor de telecom para os próximos anos

O mundo passa por grandes transformações tecnológicas e, por isso, são diversas novidades que começam a surgir em determinados segmentos da economia. Isso pode ser visto, por exemplo, nas tendências do setor de telecom para os próximos anos.

O segmento de telecomunicações é um dos maiores do Brasil e tende a ficar ainda maior nos próximos anos. Para se ter ideia, já existem mais de 230 milhões de celulares ativos no país, mais do que um por pessoa.

Por isso, se você quer saber quais são as principais tendências do setor de telecom, confira a leitura do artigo abaixo!

1. Telefonia Digital

A pandemia do novo coronavírus pode ter apressado uma tendência que já estava em vias de se concretizar, que é a telefonia digital. Já há algum tempo que as ligações via Internet são mais baratas do que as feitas por meios analógicos, o que só se intensificou com a quantidade de videochamadas online nesta pandemia.

A telefonia IP é aquela que permite que uma chamada telefônica seja convertida em sinais digitais e retransmitida pela Internet. Isso diminui seu custo, uma vez que ela é transmitida online como qualquer outro dado da rede, sem distinção específica.

Além do menor custo, a telefonia digital ainda traz uma série de vantagens para os usuários, como a possibilidade de adicionar recursos na chamada (o vídeo é um deles), fazer conferências com mais usuários, compartilhar dados, enviar mensagens de texto e muito mais.

Com a pandemia, muita gente começou a usar os serviços de telefonia digital para poder fazer conferências e reuniões à distância. Assim, a tendência se solidificou e deverá ganhar ainda mais espaço nos próximos meses e anos.

2. Bring Your Own Device

As principais tendências no setor de telecom tem a ver majoritariamente com o uso de comunicações no ambiente de trabalho. É claro que algumas das novidades mudarão também a forma como o “público normal” vê a questão, mas a maior parte delas é focada no segmento corporativo.

Por isso, uma das grandes tendências do setor será a Bring Your Own Device, que incentivará os trabalhadores que atuam com tecnologias de telecomunicações a usar seus dispositivos no ambiente corporativo. Uma das tecnologias que permitirá aumentar o uso do BYOD é a computação em nuvem, em que um mesmo arquivo pode ser editado em qualquer computador.

Para as empresas, as vantagens são muitas começando com a redução de gastos e aumento da satisfação dos trabalhadores, que poderão usar os próprios computadores de alto nível para o trabalho.

3. Mobilidade

A mobilidade na conexão já é uma realidade. Para se ter ideia, 80% das casas no Brasil já contam com um smartphone e, como vimos antes, mais de 230 milhões de celulares circulam pelo Brasil.

Por isso, uma das grandes tendências do setor de telecom é o aumento considerável de investimentos na mobilidade da conexão. Por exemplo, veremos as operadoras de telefonia investir mais em alugar terreno para torre de celular. Isso porque há um déficit enorme de torres no Brasil para dar conta da demanda de sinal do país.

4. Internet das Coisas

A Internet das Coisas consiste, como o nome já indica, na conexão de objetos (ou coisas) à Internet. Isso aumentará a carga na rede de telecomunicações, mas mudará consideravelmente a vida das pessoas.

Imagine, por exemplo, um semáforo que colete informações diariamente sobre o número de carros que passa pelo seu cruzamento, os horários mais intensos e o mapa de calor mais específico de cada sazonalidade.

Então, esse semáforo entra na Internet e se comunica com uma rede geral da cidade, capaz de lidar com os dados de todos os semáforos. Uma inteligência artificial, então, trabalhará com os dados em tempo real e controlará os sinais de abertura e fechamento dos sinais no Brasil.

Isso dará maior agilidade ao trânsito nacional, que aproveitará melhor os espaços e se adaptará às exigências de cada área.

Esse é apenas um exemplo de aplicação de tecnologia de Internet das Coisas dentro da sociedade. Muitas outras aplicações poderão ser usadas nos próximos anos, uma vez que esse recurso só começou a ser explorado agora.

5. 5G

Para que a maioria das tendências do setor de telecom se concretizem, será necessário uma conexão mais robusta e veloz do que a atual. É aí que entrará em cena o 5G.

No momento, empresas do mundo todo lutam para conseguir desenvolver a tecnologia que será essencial nos próximos anos. Por isso, você provavelmente verá muito mais a informação sobre o 5G na TV, Internet e jornais nos próximos meses e anos.

Essas são as 5 grandes tendências do setor de telecom para os próximos anos no Brasil e também no mundo. Como deu para ver, a perspectiva é de um cenário de transformações intensas no segmento.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

O post 5 tendências do setor de telecom para os próximos anos apareceu primeiro em Indústria Hoje.


5 tendências do setor de telecom para os próximos anos Publicado primeiro em https://www.industriahoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário