terça-feira, 7 de julho de 2020

Quanto investir em uma estratégia de Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é baseado em um ponto essencial: criação de conteúdo, de fato, seu conteúdo atrairá clientes em potencial para o seu site, fornecerá informações relevantes para transformá-los em clientes em potencial e depois em clientes.

Essa estratégia está se mostrando poderosa e é fato, as empresas que criam conteúdo regularmente para seu blog aumentam o número de leads mensais em 67%.

É por isso que hoje o Inbound Marketing continua sendo uma estratégia muito vantajosa, com um ROI significativo para encontrar oportunidades de crescimento.

Por outro lado, os itens de despesa são inevitavelmente mais numerosos, o que complica o estabelecimento de seu orçamento.

Aqui estão algumas dicas da Inbounder Marketing para ajudá-lo a definir seu orçamento para executar uma estratégia de Inbound Marketing.

Orçamento: os requisitos do Inbound Marketing

Esse termo foi criado pela HubSpot, o Inbound Marketing é uma abordagem global de marketing orientada a dados que atrai clientes em potencial para o site da sua empresa e os converte em clientes duradouros.

Para ter sucesso a longo prazo, o mais importante não é o orçamento alocado para o Inbound Marketing, mas o seu objetivo final. Essa é a única maneira de medir seu retorno do investimento (ROI). Então, como você define seus objetivos?

O método SMART

Para começar corretamente, você deve definir um ou mais objetivos.
Idealmente, eles devem seguir um processo específico, para evitar erros desnecessários.

Para definir melhor seus objetivos, use o método SMART,  baseado em 5 princípios simples a serem seguidos.

O acrônimo SMART significa:

  • S para específico  : defina seu objetivo o mais claramente possível. Deve ser facilmente entendido.
  • M significa mensurável  : identificar um objetivo é inútil se você não tiver como medir sua eficácia em um determinado prazo. O uso de indicadores de desempenho (KPI) é essencial.
  • A para alcançável  : em comparação com os resultados anteriores, defina metas razoáveis. Evite apontar para o impossível.
  • R para realista  : defina objetivos que correspondam às suas capacidades de acordo com os recursos disponíveis para sua empresa.
  • T for temporal : defina um prazo pelo qual você deseja atingir esse objetivo. Este momento de ação é importante para energizar seus esforços e não desistir.

    Uma vez que os objetivos estejam bem definidos, é hora de convertê-los em etapas a serem cumpridas e missões a serem cumpridas.

Você também deve incluir o custo de aquisição de seu cliente (CONVERSÃO DIVIDIDO PELO INVESTIMENTO) . Um objetivo claramente definido é necessário, mas não é suficiente. 

Conheça o seu ambiente

Para iniciantes, conhecer o custo de aquisição de clientes é essencial em qualquer estratégia de inbound marketing.

Quanto custa cada novo cliente?
O cálculo é bastante simples.

Simplesmente divida seu investimento em marketing pelo número total de vendas .

Além disso, conhecer as especificidades do seu mercado também é importante. Então, formalize exatamente o que é:

  • Seu tipo de perspectiva, estabelecendo uma persona ,
  • Seu custo médio de aquisição,
  • Seus principais concorrentes …

Itens de despesa obrigatórios em Inbound Marketing

Quando você pensa em “estratégia de conteúdo”, pensa imediatamente em um site e / ou blog corporativo.

A criação de conteúdo para publicar no seu site também representa uma despesa significativa no orçamento do Inbound Marketing.

Para fazer seu conteúdo atingir a marca e antes de começar a escrever, determine com antecedência:

  • Sua persona, para entender seu modo de consumo e / ou comportamento,
  • A “jornada do comprador”, que descreve seu túnel de conversão .

    Essas duas etapas são obrigatórias para criar uma diretriz para sua estratégia de Inbound Marketing. Então, o site e / ou o blog da sua empresa devem ser perfeitamente otimizados. Igual alguns de nossos clientes que vem adotando essa prática: clareador dental e uma Agência de intercâmbio – Não importa o tamanho de sua empresa, é de suma importância do conteúdo.

As três habilidades essenciais a serem incluídas no seu orçamento de Inbound Marketing

Para isso, você terá que recorrer principalmente a 3 habilidades:

  • Um webmaster:  para criação e design, bem como integração de conteúdo,
  • Um referenciador (BackLinks) para melhorar suas posições nas páginas de resultados do Google ( SEO ),
  • E até mesmo um Gestor de Redes Sociais  para gerenciar suas redes sociais. Isso permite que você promova seu conteúdo para o seu destino que está nessas plataformas sociais.

Por fim, planeje o uso e a implementação de ferramentas de Marketing Digital, como:

  • A criação de campanhas de email,
  • Agendamento de postagens de mídia social,
  • Ou o estabelecimento de uma ” landing page ” para coletar leads.

Esse conjunto de ferramentas de análise, planejamento e automação é chamado de automação de marketing . Assim, você economizará tempo no processamento e distribuição de e-mails e outros dados.

Terceirizar os serviços ou dividir por equipe

No entanto, as funções a serem implementadas são numerosas:

  • Redatores Digitais,
  • Designers  para a criação do site, o layout do conteúdo, os diferentes infográficos…
  • Desenvolvedores , especialmente para o desenvolvimento e otimização do site da sua empresa,
  • Gestor de Redes Sociais para gerenciar redes sociais…

Sua equipe de marketing também precisa da consultoria de um especialista em SEO para identificar e executar os pontos a serem otimizados durante a estratégia de inbound marketing. Por fim, para coordenar tudo, não se esqueça de um gerente de projeto para:

  • Determine o retorno do investimento (ROI) das ações realizadas,
  • E siga os principais indicadores de desempenho (KPI).

No lado da terceirização, mesmo que certamente facilite seu trabalho, lembre-se de que uma agência pode cobrar entre 1.000 e 6.000 reais, dependendo dos serviços . Além disso, ela solicitará uma parte significativa do seu tempo (briefing, mudanças, processo de validação etc.), especialmente se ela não for especialista em seu campo de atividade.

Então, qual orçamento deve ser alocado para o seu Inbound Marketing?

Simplificar o sucesso de sua estratégia de Inbound Marketing depende essencialmente da qualidade do seu conteúdo.

Qualidade significa que você fornecerá informações a seus visitantes, possíveis clientes e clientes que correspondem ao que eles esperam e que não podem encontrar em outro lugar.

E, finalmente, o orçamento é aproximadamente proporcional à quantidade de conteúdo que você deseja produzir .

De fato, quanto maior a quantidade, mais seus clientes em potencial podem encontrar o que estão procurando.

Além disso, os algoritmos do Google e de outro LinkedIn, o Twitter também dependem da sua capacidade de fornecer a eles também novos conteúdos.

Uma regra observada em muitas empresas é alocar alguns por cento do seu faturamento , o que pode ser uma parte significativa de todo o seu orçamento de marketing.

De fato, tudo depende da margem bruta gerada em cada pedido.

Mas, como sempre no Marketing Digital, os dados falam por si e você tem todas as possibilidades para calcular o famoso ROI da sua estratégia de Inbound Marketing.

De qualquer forma, é aconselhável investir alguns reais por mês, se você quiser colher os benefícios da sua estratégia de Inbound Marketing.

Inbound Marketing: um investimento que se paga rapidamente

Para estabelecer um orçamento de Inbound Marketing, é importante antecipar e orçar para esses diferentes estágios. Começa sempre com a definição do cliente ideal e seu caminho, sem esquecer as ações a serem tomadas para serem visíveis ao público-alvo:

  • Criação de conteúdo,
  • Campanhas por email,
  • Animação de redes sociais…

Não tenha medo de investir os meios financeiros necessários em Inbound Marketing: os resultados valem a pena!

Meu conselho  : observe a proporção “orçamento investido / vendas geradas” para verificar a rentabilidade de sua abordagem no Inbound Marketing.

Resumir em 3 perguntas

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma estratégia que visa atrair clientes ou possíveis clientes via conteúdo da Internet criado por sua empresa. É uma abordagem complementar a ações pró-ativas, como tele-prospecção, anúncios, etc., que procuram contatá-los.

Como implementar uma estratégia de Inbound Marketing?

O Inbound Marketing utiliza muitas alavancas do Marketing Digital (Marketing de Conteúdo, SEO, redes sociais, email …) cujo objetivo é melhorar a imagem da sua marca e atrair novos clientes.

Qual orçamento dedicar ao Inbound Marketing?

O custo varia principalmente, dependendo do número de itens que você deseja produzir. Se o seu negócio ainda não investe em inbound marketing, comece investindo aos poucos. Assim que você validar sua eficácia, aloque pelo menos alguns por cento do lucro nessa estratégia.

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