quarta-feira, 17 de junho de 2020

Como saber se o pivô de suspensão está com problema?

Pivô de suspensão

Nakata dá dicas para saber identificar se o item está ou não com desgaste

 

A Nakata explica como reconhecer sinais de que o pivô de suspensão está com problemas. Também conhecido como pino esférico ou articulação, o pivô de suspensão tem como função ligar o chassi do veículo com o telescópio e manga de eixo, além de possibilitar o movimento rotacional e angular das rodas.

“O motorista deve estar sempre atento à manutenção do pivô de suspensão, pois caso o componente atinja um desgaste muito acentuado pode sacar ou mesmo quebrar e ocasionar acidentes de graves proporções”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Segundo Silva, a inspeção preventiva do pivô deve ser feita de acordo com o prazo estipulado pelo fabricante. No entanto, se o condutor dirigir constantemente em vias esburacadas, é indicado avaliar em intervalos menores de tempo. “É preciso observar se há indícios de deterioração das coifas e/ou folgas. Batidas secas e ruídos agudos em curvas ou desníveis, bem como desgaste irregular dos pneus são indícios de problemas com os pivôs”, ressalta.

Caso haja necessidade de substituir o pivô de suspensão, a empresa recomenda avaliar também o estado dos componentes periféricos, como terminais de direção e axial, bandeja e bieletas, além de obrigatoriamente verificar o alinhamento da direção. “A durabilidade de outros itens pode ser reduzida se o pivô estiver com problema”, finaliza.

O post Como saber se o pivô de suspensão está com problema? apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Como saber se o pivô de suspensão está com problema? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário