terça-feira, 23 de junho de 2020

Marcopolo mostra sistema de ar-condicionado com luz ultravioleta

Marcopolo sistema de ar condicionado

Novidade será vendida como um opcional com instrução de instalação no módulo do ar-condicionado

 

A Marcopolo, em parceria com a Valeo Thermal Bus Systems, criou um sistema de ar-condicionado com luz ultravioleta para ônibus que possui ação antimicrobiana, auxiliando na desinfecção e na qualidade do ar em circulação nos veículos da marca. A tecnologia busca ajudar no controle da Covid-19. O sistema, que têm lâmpadas com vida útil de aproximadamente 8.000 horas, será vendido como um opcional com instrução de instalação no módulo do ar-condicionado.

A radiação UV-C emitida pelas lâmpadas, devido à sua potência e ação antimicrobiana, promove a desinfecção do ar e superfícies do aparelho, sendo eficaz na inativação do material genético de vírus e células bacterianas esporuladas, que possuem maior resistência em relação a diversos agentes infecciosos virais envelopados, algumas mais resistentes do que o novo coronavírus.

Em ensaio realizado pelo Laboratório de Microbiologia Clínica da Universidade de Caxias do Sul, e que contou com a colaboração da Universidade Federal de Santa Maria nas atividades de medição da potência das lâmpadas, avaliou a eficácia antimicrobiana da radiação ultravioleta instalada no ar-condicionado do ônibus. De acordo com o resultado, a taxa de eficiência superou os 99%.

Segundo Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo, a radiação UV-C gerada através de lâmpadas e potencializada pela vazão de ar do ar-condicionado desinfecta o ar e superfícies. “Mesmo considerando o baixo poder de penetração da luz UV-C, sua ação tem aplicação na destruição de micro-organismos suspensos no ar e na inativação de parte destes em superfícies e objetos. A sustentação da eficácia da radiação também está diretamente ligada às condições ambientais, grau de sujidade, matéria orgânica e inorgânica, e da higienização do interior do ônibus”, esclarece, acrescentando que não há exposição direta dos passageiros à luz.

O post Marcopolo mostra sistema de ar-condicionado com luz ultravioleta apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Marcopolo mostra sistema de ar-condicionado com luz ultravioleta Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário