segunda-feira, 22 de junho de 2020

Entenda como nasceu o processo de vulcanização

Pneu Goodyear

Processo de vulcanização patenteado em 1844 por Charles Goodyear foi descoberto por acaso, mas segue em uso até hoje

 

O processo de vulcanização surgiu em com Charles Goodyear, que mais tarde deu origem ao nome da marca de pneus, sendo patenteado por ele em 15 de junho de 1844. Essencial na fabricação de pneus, esse processo nasceu quando Goodyear percebeu que havia deixado, por acaso, uma mistura de borracha com enxofre exposta ao calor e ao chumbo.

O resultado foi a conclusão final da vulcanização, o que permite que todas as propriedades da borracha sejam otimizadas para a utilização industrial. E isso é o que confere maior força de tensão, resistência à dilatação, maior elasticidade e capacidade de adaptação ao clima.

Goodyear já havia tentado antes dar mais elasticidade à borracha utilizando talcos e ácidos, porém, nenhum desses processos teve êxito. Vale lembrar que a borracha utilizada no início do século 18 apresentava problemas como a dificuldade em trabalhar com a borracha sólida e, por outro lado, os artefatos se tornavam moles e pegajosos quando submetidos ao calor. Já no tempo frio, tornavam-se progressivamente rígidos, até que no rigor do inverno, quase completamente inflexíveis.

O que é a vulcanização?

O processo consiste na aplicação de calor e pressão a uma composição de borracha, visando dar forma e propriedades ao produto. Na patente, está descrito que a borracha “terá alteradas suas qualidades de forma a não ficarem amolecidas pela ação do raio solar ou do calor artificial…nem serão deterioradas pela exposição ao frio.”

A vulcanização é utilizada até hoje. E em homenagem à invenção, Frank Seiberling, fundador da Goodyear, deu o nome à empresa de “Goodyear Tire & Rubber Company”. Já o nome vulcanização veio do Vulcano, o Deus romano do fogo, significando a pantente tanto no sentido do calor como no do enxofre – que é de origem vulcânica – onde ambos estão envolvidos na reação.

O post Entenda como nasceu o processo de vulcanização apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Entenda como nasceu o processo de vulcanização Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário