Entenda como é o curso de Gestão Comercial EAD e veja mais informações sobre o que você precisa saber sobre essa profissão!
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o eixo tecnológico de Gestão e Negócios engloba ao todo 13 cursos tecnólogos.
Um dos mais buscados nesse ramo é o curso de Gestão Comercial, que prepara seus estudantes para exercer a atividade de forma direta no mercado de trabalho.
Para se preparar para a vida agitada dessa profissão, que envolve gestão de vendas, representação comercial, planejamento de negócios, gestão financeira e logística, é preciso desenvolver algumas habilidades e técnicas que vão se adquirindo ao longo da carreira.
E o primeiro passo dado por muitos é entrar na faculdade de Gestão Comercial, cada vez mais popular para quem procura entrar de forma rápida em uma profissão e conseguir um emprego.
De acordo com o Censo da Educação Superior de 2018, disponibilizado pelo MEC em 2019, as ofertas por vagas no ensino a distância (EAD) foram maior que por vagas presenciais nas faculdades pela primeira vez no ensino superior brasileiro.
E a graduação de Gestão comercial taḿbém acompanha a tendência de crescimento pela procura pelos cursos EAD. Conheça o curso e entenda como o ensino a distância pode ser um diferencial!
Como é o curso de Gestão Comercial?
Como a grande parte das graduações de nível tecnológico, que formam profissionais tecnólogos, o curso de Gestão Comercial tem todas as suas diretrizes voltadas para preparar os estudantes para cumprir as atividades que serão parte da rotina nessa carreira.
O curso apresenta uma carga horária de 1600h, divididas em quatro semestres. Portanto, em média, um estudante leva dois anos para se graduar em Gestão Comercial.
Por ser um curso de nível superior voltado ao mercado, os conteúdos práticos das aulas terão foco direto na preparação para o dia a dia profissional, deixando o estudante pronto para atuar em áreas como:
- Análise de vendas;
- Consultoria de negócios;
- Gestão de vendas;
- Planejamento de estratégias de vendas e marketing;
- Planejamento financeiro;
- Representação comercial.
Essas são algumas das responsabilidades que o aluno vai desenvolver ao longo dos anos de curso.
Grade curricular
Com as disciplinas voltadas em sua maioria para a atuação prática no mercado, além das teóricas que dão o embasamento teórico para formar um estudante em Gestão Comercial, o curso possui uma grade curricular muito completa para os estudantes.
Veja algumas das principais disciplinas lecionadas nesse curso ao longo dos semestres:
- Administração de Vendas e Relacionamento
- Administração do Varejo
- Administração Estratégica
- Análise de Mercado e Concorrência
- Atividades Complementares
- Canais de Marketing e Distribuição
- Comércio Eletrônico
- Contabilidade
- Comportamento do Consumidor
- Custo e Formação de Preços
- Desenvolvimento Pessoal e Profissional
- Direito Empresarial
- Economia e Mercado
- Empreendedorismo
- Estatística Básica para Negócios
- Filosofia
- Gerência de Equipe de Vendas
- Gestão de Custos e Preços
- Gestão de Serviços e Varejo
- Gestão do Relacionamento com Clientes e Fornecedores
- Gestão em Marketing
- Inovação em Gestão Comercial
- Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão
- Logística Empresarial
- Matemática
- Matemática Financeira
- Matemática Aplicada a Negócios
- Marketing
- Pesquisa de Mercado
- Planejamento de Vendas
- Plano de Negócios
- Processos Gerenciais
- Responsabilidade e Social e Meio Ambiente
- Técnicas de Negociação e Vendas
- Tecnologias de Gestão
Quais as vantagens de fazer Gestão Comercial EAD?
Escolher entre o curso presencial e EAD depende muito da preferência de cada pessoa. Isso porque Gestão Comercial é oferecido nas duas modalidades, e a única preocupação que o estudante deve ter é checar se o curso é reconhecido pelo MEC.
Se ele tiver esse certificado, não há nenhuma diferença entre o diploma do curso presencial e do EAD e ambos são válidos para o mercado de trabalho. E, por isso, para alguns casos é melhor que as aulas sejam virtuais que presenciais.
Além desse motivo acima, há outras vantagens que atraem estudantes para o curso de Gestão Comercial EAD. Confira algumas:
- As aulas em EAD são flexíveis e deixam os alunos mais à vontade com os horários;
- Com essa flexibilidade, o EAD permite que o estudante consiga trabalhar durante o curso sem se sobrecarregar com as atividades do emprego e da faculdade;
- Cursos EAD são oferecidos em praticamente todas as cidades do Brasil, desde as maiores até os pequenos municípios de áreas mais remotas;
- As mensalidades do EAD são mais baixas;
Essas são algumas das razões do crescimento pela procura por cursos EAD.
Como é o mercado de trabalho para Gestão Comercial?
O mercado de trabalho da área de Gestão Comercial é bastante exigente e competitivo, por se tratar de uma área de negócios que está muito voltada à entrega de resultados positivos para empresas. Por isso, a capacidade e formação do profissional é fundamental para se obter um espaço.
E esse espaço é amplo, já que muitos setores possuem na área comercial uma necessidade muito grande de profissionais. Então um gestor comercial pode trabalhar nos diversos tipos de empresa (das menores às maiores) em vários setores, como varejo, atacado e serviços.
Mensalidade do curso de Gestão Comercial EAD
Um levantamento mostrou que os valores de bons cursos de Gestão Comercial EAD em faculdades reconhecidas pelo MEC variam entre R$ 200 e R$ 500 por mês, de acordo com a instituição e o local do polo. As mensalidades do curso presencial costumam ser maiores, podendo variar entre R$ 400 e R$ 900.
Mesmo assim, esses preços podem ser reduzidos com descontos na mensalidade, que podem vir por meio de programas do governo, como Fies e Prouni, e bolsas de estudo.
Onde estudar?
Se você está buscando onde estudar Gestão Comercial, vai se lembrar que citamos acima que as universidades precisam ser reconhecidas pelo MEC para que possam emitir diplomas com validade no mercado de trabalho, certo?
Para te ajudar nessa pesquisa, selecionamos cinco faculdades certificadas pelo MEC que oferecem cursos EAD.
Veja a lista:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Cruzeiro do Sul Virtual (a distância)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Com o diploma dessas faculdades, o tecnólogo já sai do curso em condições de ingressar no mercado e começar a carreira.
Veja também: Descubra qual é o salário para quem faz Gestão Comercial
Você prefere fazer o curso de Gestão Comercial EAD ou presencial? Conte para a gente nos comentários abaixo!
Saiba tudo sobre fazer o curso de Gestão Comercial EAD Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário