sexta-feira, 12 de junho de 2020

Heliar ensina a evitar sobrecarga na bateria de motos

Dicas ajudam a otimizar o uso do armazenador de energia e evitar problemas de desequilíbrio elétrico como sobrecarga na bateria de motos

 

A Heliar alerta que a vida útil das baterias de motos pode durar entre um ano e três anos, variando conforme a utilização do veículo. E assim como ocorre nos automóveis, instalar equipamentos eletrônicos como sistemas de GPS, integração com celulares e conectividade com câmeras pode fazer com que a demanda por energia aumente, gerando sobrecarga na bateria de motos se forem instalados incorretamente.

A empresa então lista abaixo os principais cuidados para evitar problemas no dia a dia. Confira:

1 – Nunca instale equipamentos eletrônicos que não são originais de fábrica, como alarmes, rastreadores, faróis mais potentes e caixas de som, sem fazer a adequação do sistema elétrico. Segundo o coordenador de Assistência Técnica da Heliar, Adelmo Leite, o correto é consultar um técnico eletricista que irá ajustar as novas demandas de energia, fazendo com que a vida útil da bateria não seja afetada.

2 – Cuidado ao virar a chave de ignição da moto enquanto o veículo estiver parado, sem dar a partida. A empresa ressalta que isso faz o farol se acender e poderá esgotar a capacidade da bateria. Nesses casos, vire a chave quando for realmente dar a partida, uma vez que a energia utilizada para a partida já ajuda a bateria a iniciar o processo de recarregamento.

3 – Nunca deixe a moto parada por mais de cinco dias, por exemplo. De acordo com Leite, se o veículo ficar em desuso, poderá haver um descarregamento de energia e isso influencia na queda da vida útil da bateria. A recomendação é andar com a moto por, pelo menos, cinco quilômetros por dia.

4 – Um erro comum é pilotar com o pé apoiado no pedal de freio. Isso faz com que a luz de freio acenda com frequência, demandando cargas de energia da bateria. O correto é manter os pés no local de apoio apropriado, para evitar o uso da energia da bateria sem real necessidade.

“Seguir cuidados específicos, como fazer manutenções técnicas no veículo periodicamente, pode auxiliar para que a bateria funcione corretamente por mais tempo”, completa Adelmo Leite.

O post Heliar ensina a evitar sobrecarga na bateria de motos apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Heliar ensina a evitar sobrecarga na bateria de motos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário