Empresa explica o funcionamento e dá dicas para fazer a manutenção adequada das bombas de combustível
A Gauss explica que a função da bomba de combustível é fazer com que o a gasolina ou álcool cheguem até os bicos de injeção após passar pelo filtro, flauta e regulador de pressão, retornando posteriormente ao tanque. E para quem funcionem bem, precisam estar lubrificadas. Nesse caso, a gasolina proporciona uma lubrificação muito eficiente, enquanto o álcool não tem esse mesmo poder.
A empresa então alerta que as bombas em veículos flex possuem o coletor revestido de carbono para que não tenham um gasto excessivo quando trabalhando com combustível à álcool. Por isso, a primeira dica para os mecânicos é ficarem atentos ao escolher a bomba flex ou gasolina.
Além disso, toda bomba é dimensionada para trabalhar com determinada pressão e vazão, se a bomba trabalhar com pressão superior à especificada, a corrente elétrica irá aumentar, fazendo com que a bomba queime. E isto irá acontecer se os filtros ou a tubulação estiverem entupidos.
Cuidados ao abastecer
“Ao abastecer o veículo devemos parar no automático, pois o tanque deve permanecer com o espaço destinado ao vapor do combustível. Este vapor passa pelo canister, pela sua válvula e vai até a admissão. É a central que comanda esta válvula de liberação do gás para aproveitamento no motor quando necessário. Porém, quando completamos totalmente, é o combustível que vai até o canister fazendo com que o carvão esfarele, e ele vai acabar voltando para dentro do tanque”, destaca Norberto Donizeti, palestrante técnico da Gauss.
Como identificar se os filtros estão entupidos?
A Gauss destaca que, um bom indicativo para diagnosticar se a tubulação ou os filtros estão entupindo, é o ruído da bomba. Note se há um barulho como se ela estivesse vibrando. Por isso, é sempre importante substituir os filtros periodicamente.
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