sexta-feira, 3 de julho de 2020

OUTSOURCING DE TI: 6 MOTIVOS PARA AS INDÚSTRIAS ALUGAREM EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

Com a pandemia de coronavírus e a quarentena, que gerou a necessidade de trabalhar em casa, muitas empresas aderiram ao outsourcing de TI. Por isso, houve um aumento na demanda pela locação de notebooks, laptops e outros equipamentos e serviços relacionados à tecnologia de informação. 

Nesse sentido, empresas em geral, incluindo indústrias, passaram a contar com a terceirização de equipamentos e serviços de TI para otimizar seus resultados sem precisar investir na aquisição de ativos de rápida depreciação. 

A contratação de profissionais da área, cuja mão de obra é muito disputada no mercado, também pôde ser substituída por essa prestação de serviços. 

Porém, nem todos os empreendedores conhecem as inúmeras vantagens de aderir a esse modelo de parceria para o trabalho, especialmente no setor industrial.

Neste artigo, Fernando Nicastro, diretor da Suprisul, vai explicar o que é o outsourcing de TI e como ele pode ser útil a indústrias. Acompanhe os próximos tópicos.

OUTSOURCING DE TI: O QUE É?

Outsourcing é um termo em inglês derivado da junção de ‘source’ que significa ‘fonte’ – ou origem de um serviço – e ‘out’ – que significa ‘fora’ ou ‘externo’. O termo traz o sentido de serviços oferecidos fora da organização, por meio de contratações de empresas especializadas em determinada área.

Como exemplos de outsourcing, ele aponta os serviços de alimentação, limpeza, segurança e também o outsourcing de TI: “Este abrange a locação de notebook e locação de desktop, entre outros equipamentos”.

Ainda de acordo com o diretor da Suprisul, a expressão “outsourcing” é utilizada desde o final da década de 1980, quando as organizações passaram a contar com parcerias externas para suprir suas demandas. 

“No outsourcing de TI, a empresa contratada fica responsável por oferecer soluções referentes à tecnologia da informação para que a contratante possa se dedicar à atividade que tem como foco”, define.

Trata-se de uma estratégia que garante a redução de custos, o que torna a organização mais competitiva, e ainda proporciona tecnologia de ponta. “Essa transferência de responsabilidade também reduz riscos, como a possibilidade de ultrapassar um prazo”, analisa.

Ele informa que algumas variáveis indicam o momento certo de optar pelo outsourcing de TI. “Entre elas, destacam-se a falta de um departamento que possibilite avanços tecnológicos, a redução de custos com mão de obra e infraestrutura e a atenção ao cenário de transformação digital”.

Acrescenta também que profissionais especialistas em TI, normalmente, são disputados no mercado e, por essa razão, muito bem remunerados. “Isso dificulta sua contratação, tornando mais viável torná-lo um prestador de serviço e pagar apenas pelo trabalho realizado, conforme sua complexidade”.

Ou seja, adotar o outsourcing de TI possibilita ter acesso a fornecedores especializados, sem desembolsar valores exorbitantes, uma vez que é de responsabilidade do provedor recrutar e treinar os profissionais, além de arcar com seus salários e possíveis ações trabalhistas.

OUTSOURCING DE TI E A INDÚSTRIA: É UMA COMBINAÇÃO POSSÍVEL? 

De acordo com Fernando Nicastro, o outsourcing de TI é bastante abrangente e serve para qualquer tipo de mercado. “Seu grande benefício é não mobilizar o capital para o estabelecimento de uma estrutura de informática dentro das empresas graças à terceirização”, explica.

Nicastro acrescenta que a modalidade vem crescendo exponencialmente ao longo dos anos e a busca por serviços como aluguel de computadores e aluguel de laptops está cada vez maior. “A cultura do brasileiro era da compra, a locação era muito pontual. Isso foi mudando ao longo do tempo e, com a pandemia do coronavírus, esse processo se intensificou”.

Conforme expõe, muitas empresas de porte médio e grande, por serem de origens estrangeiras, já haviam aderido ao outsourcing de TI, mas pequenos empreendedores ainda apresentavam resistência ao modelo, considerando-o um desperdício de dinheiro.

“No entanto, a grande maioria desses equipamentos são ativos de rápida depreciação e, com os avanços tecnológicos cada dia mais rápidos, ficam obsoletos também com grande velocidade. É uma conta que não vale a pena. Melhor utilizar o investimento que seria feito nesses equipamentos em outros produtos, serviços ou soluções que possam contribuir para o crescimento da empresa”, define.

Na prática, esse tipo de terceirização é eficiente, inclusive, devido ao respaldo oferecido pelas cláusulas do contrato de prestação de serviços, que estabelecem os deveres da empresa contratada.

“Além disso, as organizações não perdem tempo com análises e testes necessários para executar um trabalho de qualidade. Também não precisam dispor de espaços físicos utilizados para manter a estrutura de TI”, completa. 

6 MOTIVOS PARA TERCEIRIZAR O PARQUE DE TI DE UMA INDÚSTRIA

Conforme já evidenciamos neste artigo, cada vez mais empresas escolhem o outsourcing de TI como solução para reduzir custos e focar na qualidade dos serviços prestados, tornando-se mais competitivas no mercado.

Da mesma forma, terceirizar o parque de TI de uma indústria é uma decisão que traz inúmeros benefícios para o negócio. Veja, a seguir, os principais motivos para o setor industrial recorrer ao outsourcing de TI, conforme a explicação do diretor da Suprisul.

  • Melhorar liquidez da empresa

O empresário que conta com outsourcing de TI não precisa realizar altos investimentos em ativos de rápida depreciação, como é o caso de computadores e notebooks, melhorando, assim, a liquidez da empresa.

Fernando Nicastro esclarece: “O recurso economizado pode ser utilizado de maneira mais estratégica para o negócio”.

  • Reduzir gastos com manutenção

Conforme explica Nicastro, outsourcing de TI não se limita ao aluguel de equipamentos. “Empresas que oferecem essa solução tendem a fornecer também os serviços de assistência e manutenção. Dessa forma, o contratante não é surpreendido com gastos extras que podem ocorrer, por exemplo, quando um computador pifa. Já pode estar incluso no serviço a troca do equipamento ou conserto”.

  • Potencializar a produtividade

Ele também destaca que, quando há a contratação de outsourcing de TI, os equipamentos são supervisionados periodicamente, diminuindo problemas com defeitos e contribuindo para que as máquinas funcionem com máxima potência. “Isso impacta diretamente na produtividade”.

  • Ter os mais novos e os melhores equipamentos do mercado

Outro ponto abordado por Nicastro é que empresas que contratam outsourcing de TI estão sempre à frente quando o assunto engloba as novidades do mercado de tecnologia.

“Isso acontece porque os equipamentos são substituídos periodicamente, evitando, assim, que a empresa trabalhe com máquinas obsoletas. Também é muito frequente a parceria das empresas de outsourcing de TI com as melhores marcas do mercado de tecnologia”. 

  • Contar com assistência técnica experiente e especializada

O diretor da Suprisul ressalta ainda que a empresa contratante de um outsourcing de TI não precisa se preocupar com a capacitação e a entrega dos técnicos que realizam a manutenção e assistência dos aparelhos.

“Eles são profissionais altamente especializados e capacitados pela empresa de outsourcing, aptos a realizarem trabalhos excelentes e eficazes”. 

  • Ter mais tempo para se dedicar ao core business da empresa

Nicastro destaca que, terceirizando as demandas relacionadas à tecnologia da informação, a empresa contratante não precisa mais se preocupar quando um equipamento quebra, se as licenças dos softwares estão em dia, entre outras demandas que podem surgir do parque de TI. “Tudo isso fica por conta da empresa de outsourcing. Assim, a empresa contratante tem mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: seu core business e crescimento do negócio”, comenta.

HOME OFFICE E O OUTSOURCING DE TI

Com a pandemia do coronavírus e a necessidade de permanecer em casa, houve um aumento no número de pessoas que trabalham no modelo home office

Essa mudança ainda é recente, mas as empresas já estão percebendo que é vantajoso atuar dessa maneira, recorrendo ao outsourcing de TI, que possibilita locação de notebook, locação de desktop e aluguel de laptop.

Nicastro explica: “Economiza-se tempo de locomoção dos próprios colaboradores, que também não precisam gastar com transporte e alimentação na rua. Já a empresa economiza os gastos necessários para se manter uma estrutura física”.

Conforme expõe, atualmente, a principal demanda da Suprisul para o home office é a locação de notebook

“Algumas empresas ainda mais antenadas com o bem-estar dos colaboradores também alugam teclados e mouses para serem colocados juntos aos notebooks, deixando o equipamento mais ergonômico”, conclui.

Gostaríamos de saber se o nosso artigo ajudou a esclarecer suas dúvidas. Comente, dizendo o que achou de nosso texto!

 

O post OUTSOURCING DE TI: 6 MOTIVOS PARA AS INDÚSTRIAS ALUGAREM EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA apareceu primeiro em Indústria Hoje.


OUTSOURCING DE TI: 6 MOTIVOS PARA AS INDÚSTRIAS ALUGAREM EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA Publicado primeiro em https://www.industriahoje.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário