quarta-feira, 8 de julho de 2020

Umicore detalha cuidados com o sistema SCR

Umicore SCR

Crédito: Umicore

 

Ações como uso de Arla 32 vencido, combustível inadequado ou emuladores podem comprometer o funcionamento do Catalisador de Redução Seletiva (SCR)

 

A Umicore alerta para os cuidados necessários com o Catalisador de Redução Seletiva (SCR), presente na maioria dos veículos a diesel. O sistema atua na conversão de gases nocivos em vapores inofensivos à saúde, exercendo a função de reduzir os óxidos de nitrogênio (NOx) emitidos pelo motor em nitrogênio (N2) e água.

Contudo, para que essa reação ocorra, é preciso ter amônia (NH3), formada a partir de uma solução aquosa de ureia (o chamado Arla 32). Por isso, a qualidade do Arla 32 é essencial para assegurar o funcionamento correto do sistema – lembre-se também que o reagente tem data de validade, que deve ser respeitada.

“Usar ARLA 32 de origem duvidosa pode levar a problemas na formação adequada de amônia. Um exemplo é que pode ocorrer cristalização, entupindo a face do catalisador, o que gera um alto custo de manutenção e contribui para o aumento da poluição ambiental”, explica Miguel Zoca, gerente de Aplicação de Produto da Umicore.

Outro ponto de atenção é o uso de emuladores. “Funcionando como um inibidor do sistema Arla 32, o emulador é um dispositivo que manda um sinal para a central eletrônica como se o veículo estive abastecido de Arla 32, burlando o sistema, pois não aciona o OBD para indicar que o reagente está em falta, o que compromete o funcionamento do controle de emissões”, afirma Miguel Zoca.

Por fim, a qualidade do combustível também é fundamental, sempre utilizando o Diesel S10. A Umicore esclarece que o uso de um combustível que não esteja especificado no manual do veículo prejudicará o catalisador, aumentando a concentração de enxofre e levando à falha no componente, mesmo em modelos novos.

Zoca concluiu: “como é um sistema que possui bico injetor, sensores de pressão e sensor de NOx, é interessante verificar todas essas conexões, além do filtro de ar, de óleo, de combustível, e separador de água. Manter as inspeções do veículo em dia é um benefício não só para o meio ambiente, mas também para o bolso do motorista, pois quanto mais tempo sem avaliação para possíveis reparos, maior o custo”.

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